Dólar com. 5.602
IBovespa 1.89
01 de março de 2021
min. 23º máx. 29º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás
21/01/2021 às 13h30

Geral

Municípios começam a receber doses da vacina contra a Covid-19

Além de vacinar os profissionais de saúde que atuam nas unidades de referência para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, idosos institucionalizados e indígenas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assegura 25.137 doses da vacina Coronavac para os 102 municípios alagoanos. Com isso, os profissionais de saúde do interior que atendem usuários com suspeita ou que testaram positivo para a Covid-19 já estão recebendo a primeira dose do imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e produzido pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

A divisão das doses ocorreu de forma equânime, com base em um cálculo que seguiu a representatividade dos trabalhadores da saúde de cada um dos 102 municípios alagoanos. Com isso, os gestores das Secretarias Municipais de Saúde já poderão iniciar a aplicação da primeira dose da vacina Coronavac nos profissionais que atendem pacientes com suspeita ou que testaram positivo para a Covid-19. A segunda dose será enviada posteriormente, para garantir que cada pessoa vacinada tenha a imunização com as duas doses completas.

Nesta quarta-feira (20), a Sesau enviou para 52 municípios alagoanos 9.768 doses da vacina contra a Covid-19. Vale destacar, por exemplo, que os municípios de Feira Grande, Pariconha, Inhapi, Água Branca e Traipu estão com um quantitativo maior de imunizantes por causa da população indígena residentes em aldeias.

Conforme o contingente de trabalhadores da saúde de cada um dos 102 municípios de Alagoas, Maceió recebeu 12.465 doses da vacina Coronavac, o que representa o maior quantitativo. Já Pindoba, será contemplado com o menor quantitativo, o que equivale a 18 doses, do total de 87.760 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), na segunda-feira (18).

“Estamos entregando aos municípios alagoanos a primeira dose da vacina Coronavac e a segunda dose está armazenada em nossa estrutura, no Programa Nacional de Imunização [PNI], para que no prazo de 15 dias, a segunda dose seja encaminhada aos municípios. Toda esta logística está montada e nossos técnicos e equipes estão preparados para que a vacinação ocorra nas cidades de forma organizada e segura. A Secretaria de Estado da Saúde tem um diálogo muito franco com os secretários municipais, peças importantes neste enfrentamento à pandemia da Covid-19”, informou o secretário.

Seringas e Agulhas

E além das doses da vacina Coronavac, a Sesau também assegurou seringas e agulhas para que a aplicação da primeira dose seja garantida. “Para que aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 seja efetivada, estamos também distribuindo seringas e agulhas para os 102 municípios, assegurando todos possam iniciar a vacinação”, salientou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.


Fonte: Ascom AMA com informações da Sesau

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]