Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
22/02/2021 às 07h30

Geral

Infectologista esclarece dúvidas sobre CoronaVac e AstraZeneca

A médica Sarah Dominique Dellabianca fornece orientações em relação à eficácia, efeitos e contraindicações dos imunizantes aplicados contra Covid-19

Divulgação

Por Marcel Vital /Agência Alagoas

Nos testes realizados no Brasil, após três semanas de aplicação da primeira dose, a vacina CoronaVac apresentou 50,38% de eficácia global. Já a AstraZeneca, produzida em Oxford, registrou 76%. Ainda assim, os números suscitam dúvidas em parte da população quando o assunto diz respeito aos imunizantes contra a Covid-19. Para esclarecer as principais questões relacionadas ao tema, a infectologista e gerente médica do Hospital da Mulher (HM), Sarah Dominique Dellabianca, dá orientações importantes sobre a eficácia e os efeitos das vacinas.

De acordo com Dominique, ambas as vacinas são seguras e, por isso, a maioria das pessoas pode receber o imunizante. Ela explicou que a CoronaVac adota o coronavírus inativado, sem vida, o que impede uma hipotética infecção da doença, enquanto a vacina Astra­Zeneca é feita com um adenovírus de chimpanzé, não o coronavírus, mas, um vírus modificado geneticamente que não é causador de doença em seres humanos.

“Talvez as pessoas estejam amedrontadas com o fato de a eficácia geral da CoronaVac ter uma porcentagem de pouco mais de 50%, que é o permitido para uso emergencial numa situação de pandemia, enquanto a da AstraZeneca tem uma eficácia acima de 70%, demonstrando, assim, uma superioridade, teoricamente, muito maior que 50%. Mas, na verdade, o que precisa ser esclarecido é que tanto uma quanto a outra impedem desfechos graves do adoecimento provocado pelo novo coronavírus”, garantiu a infectologista do HM.

De acordo com a especialista, a resposta imunológica com a Corona­Vac ocorre dentro de 14 a 28 dias após a primeira dose da vacina, sendo necessária uma segunda dose o mesmo período. “Sabemos que entre e a primeira e a segunda dose já se inicia o processo de produção de anticorpos. Porém, o corpo só vai responder de forma eficaz com as duas doses associadas, com dis­tância de duas a quatro semanas entre elas. Por esta razão, quem tomou a primeira dose, deve continuar se protegendo, porque ainda não está imunizado”, destacou Sarah Dominique.

Já a vacina AstraZeneca tem 76% de eficácia contra infecções sintomáticas após uma única dose. Assim como a CoronaVac, o corpo também começa a produzir anticorpos entre 14 a 28 dias.

“As duas vacinas têm a tendência de evitar eventos graves da do­ença. Os componentes das vacinas, seja a da CoronaVac seja a da AstraZeneca, não vão te causar um adoecimento. Pelo contrário. Elas vão te preparar imunologicamente para, caso você tenha contato com o vírus, desenvolva sintomas leves, de maneira a não necessitar, inclusive, de uma ida a um pronto atendimento, de tomar um antitérmico, de se hidratar, ou de ter aquela angústia de desenvolver uma forma grave da doença. Isso é muito válido diante da situação a qual o mundo está vivendo”, destacou a infectologista.

Na opinião especialista, a população deve tomar a vacina que estive à sua disposição, seja a CoronaVac ou a AstraZeneca. “Dizer que pouco mais de 70% é muito melhor que pouco mais de 50% é, para mim, de um entendimento e de um olhar leigos. Todavia, a principal nuance que precisa ficar clara é que, tanto uma quanto a outra vão evitar, sobretudo, óbitos e hospitalizações”, pontuou a especialista.

Quem não pode se vacinar 

A infectologista do HM alerta que uma das principais contraindicações das vacinas é para pessoas que tenham reações alérgicas a algum dos componentes dos imunizantes. Por isso, o usuário deve solicitar informações no local de vacinação. Outro impeditivo temporário para a imunização é em caso de febre num período de 24 horas – e em caso de diagnóstico por Covid-19, a vacina só pode ser ministrada após quatro semanas de total recuperação da infecção.

Grávidas e lactantes

As grávidas e lactantes também integram o grupo em que há contraindicação para as vacinas contra a Covid-19. A infectologista do HM frisou que é uma contraindicação relativa, visto que elas não fizeram parte dos ensaios de eficácia nos trabalhos científicos. Portanto, a indicação do Programa Nacional de Imunização (PNI) é que as gestastes e as lactantes sejam avaliadas por um médico especialista para saber se podem ou não tomar a vacina.

“Como a Covid-19 tem o risco cinco vezes maior de complicar a vida da gestante do que uma vacinação, a minha opinião de médica especialista é que a gestante deve ser liberada para se vacinar, pois a CoronaVac e a AstraZeneca são seguras do ponto de vista de tecnologia e biologia”, garantiu Sarah Dominique.

Transmissão e infecção por imunizados

Posso transmitir a Covid-19 ou ser infectado mesmo tomando a vacina? A resposta é sim. Segundo a infectologista do HM, enquanto você estiver desenvolvendo o seu sistema imunológico por meio da vacina, é imprescindível o uso de máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento social. Do contrário, você poderá transmitir ou adoecer.

“Nunca é demais lembrar que a vacinação não vai conferir uma imunidade imediata, de você estar protegido contra o novo coronavírus dentro de duas horas. Até que seja tomada a segunda dose, no caso da CoronaVac, você pode adoecer da Covid-19. Ter recebido a primeira dose da vacina não é estímulo suficiente para você ficar 100% imunizado. Com a segunda dose, você ainda precisa esperar de duas a quatro semanas para que o seu sistema imunológico garanta resistência. E, mesmo após a segunda dose, é necessário usar máscara e manter as medidas de prevenção. Essa orientação também é válida para a AstraZeneca, cuja vacina é administrada com apenas uma dose”, orientou a médica.


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]