Dólar com. 5.2864
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setur divulga lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro
24/02/2021 às 18h30

Geral

Samu Alagoas realiza Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Básico

Técnicos das 35 Bases Centralizadas do Samu Maceió estão em treinamento até esta quinta (25) - Divulgação

Buscando ofertar, cada vez mais, um serviço de excelência à sociedade, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), iniciou, na terça-feira (23), as atividades do módulo I do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Básico. A capacitação é destinada aos técnicos de enfermagem e condutores socorristas que vão atuar nas Bases Descentralizadas ligadas à Central Maceió.

Ao todo, 35 profissionais estão sendo capacitados para trabalhar nas Bases Descentralizadas dos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro, Murici, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, União dos Palmares e Viçosa.

O médico e coordenador do NEP da Central Maceió, Jhonat Silva, explicou como as etapas do curso de capacitação ocorrem. “O objetivo do curso é treinar os novos socorristas que estão entrando agora no Samu e torná-los habilitados para poder efetuar os atendimentos pré-hospitalares”, disse.

“O curso de APH Básico é dividido em três módulos e, neste primeiro momento, estamos trabalhando no módulo I, onde são abordados conteúdos teóricos e práticos. Na parte prática, os alunos aprendem sobre ergonomia, pranchamento e rolamento, retirada do capacete, imobilização dos membros e cervical, ressuscitação cardiopulmonar, uso do Desfibrilador Externo Automático e do oxímetro, traumas de tórax e abdominal, além de ferimentos penetrantes”, detalhou.

A técnica de enfermagem Leandra Lima, que irá atuar na Base Descentralizada da Barra de Santo Antônio, avalia como positivo o curso e fala da expectativa para as próximas etapas. “Estou adorando o curso e adquirir esse tipo de conhecimento é fundamental. As aulas são excelentes e tudo está sendo produtivo e atendendo as minhas expectativas. Ao finalizar todas as etapas e ser certificada, pretendo atuar na base descentralizada da Barra de Santo Antônio para poder prestar um atendimento digno e de qualidade à população da melhor maneira possível”, afirmou.

Para evitar os riscos de contágio pelo novo coronavírus e garantir a segurança por parte dos instrutores e alunos, todos os protocolos sanitários foram adotados. As aulas do módulo I do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Básico (APH) seguem até esta quinta-feira (25).


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]