Dólar com. 5.6069
IBovespa 0.84
15 de abril de 2021
min. 25º máx. 29º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Operação desarticula organização especializada no tráfico de drogas em Anadia e Maceió
25/02/2021 às 15h47

Geral

Sesau inicia distribuição das 37.400 doses de imunizantes contra Covid-19 amanhã (26)

Novas doses irão imunizar idosos entre 79 e 82 anos e dar continuidade a imunização dos trabalhadores da saúde

Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com o PNI para solicitarem o quantitativo de vacina de cada cidade - Thiago Duarte/Ascom

Alagoas recebeu mais 37.400 doses de vacinas contra o novo coronavírus e, com a nova remessa, a vacinação será ampliada para os idosos entre 79 e 82 anos, além de continuar com a iminização dos trabalhadores da saúde. As doses dos laboratórios Sinovac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a distribuição aos municípios alagoanos nesta sexta-feira (26).

São 24.000 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 13.400 vacinas da CoronaVac (Sinovac/Butantan). Todas as vacinas estão armazenadas nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca. As Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) e fazer o agendamento para a retirada dos imunizantes e dos insumos.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esse novo cenário de mais vacinas irá garantir a expansão da faixa etária do atual público alvo que, atualmente, são os idosos, além de aumentar o número de profissionais de saúde imunizados.

“Todos os esforços que estão sendo feitos são para trazer maior proteção para o povo alagoano, priorizando agora os nossos idosos e também aqueles profissionais que cuidam dos outros, que são os trabalhadores da saúde. A vacinação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde e, por isso, cada município deverá seguir o calendário e o cronograma elaborado pela Sesau junto ao PNI/AL, respeitando essa nova faixa etária para os idosos, e dando continuidade a imunização dos profissionais de saúde”, destacou o secretário.

O quantitativo enviado do imunizante AstraZeneca é referente a primeira dose, já as vacinas da CoronaVac são referentes ao quantitativo para aplicação das duas doses. Com isso, o PNI/AL fará o envio do quantitativo de vacinas para a aplicação da primeira dose e, posteriormente, o quantitativo da segunda dose será disponibilizada para os municípios.

Armazenamento

Assim que as doses dos imunobiológicos chegaram ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, seguiram direto para a câmara fria do PNI/AL, local que ficarão armazenadas até que os representantes dos municípios façam a retirada.

Segundo Diego Hora, gerente de vigilância e controle das doenças transmissíveis da Sesau, o PNI/AL está com a distribuição descentralizada com a retirada acontecendo na Central de Arapiraca e na Central de Maceió.

“Quando as vacinas chegam até o prédio do PNI/AL, fazemos a verificação da temperatura e depois levamos até a câmara fria, onde controlamos regularmente a temperatura entre 2° e 8° graus. Seguimos todas as normas de segurança para garantir que a vacina chegue até o cidadão com total eficácia”, explicou o gerente.

Para fazer a retirada dos imunizantes e insumos, as Secretarias Municipais de Saúde precisam fazer uma solicitação usando o Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar com as Centrais de Distribuição. Os municípios que têm como referência a Central de Maceió devem fazer o agendamento pelo e-mail: [email protected], e as gestões municipais com referência à Central de Arapiraca precisam agendar pelo número: (82) 3530-0085.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]