Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
26/02/2021 às 06h00

Geral

Com tempo resposta de nove minutos, socorristas do Samu prestam atendimento a vítima de infarto

Para o atendimento, o Samu Maceió liberou o Serviço de Motolância - Divulgação

A agilidade no tempo resposta nos atendimentos realizados pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas tem sido fundamental para salvar vidas. Como parte desse trabalho de excelência, os profissionais da Central Maceió atenderam, nesta quinta-feira (25), em um bairro da capital alagoana, uma vítima de 77 anos que sofreu um infarto agudo do miocárdio, com parada cardiorrespiratória.

Após nove minutos de contato direto com o familiar da vítima e orientação do médico regulador via telefone, os socorristas chegaram ao local e prestaram todo o atendimento adequado ao paciente. Para a ocorrência, foram encaminhadas uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e as Motolâncias.

O médico da Central de Regulação do Samu Maceió, João Paulo, explicou como foi realizada a ocorrência. “Assumi o controle da regulação no sentido de manter o equilíbrio, já que os familiares da vítima estavam um pouco desesperados pelo fato do paciente estar sem respirar. Pedi para que iniciassem a compressão cardíaca e imediatamente foi autorizada a liberação da USA e das Motolâncias. Até a chegada das equipes na casa do paciente, segui orientando os procedimentos que deveriam ser adotados”, afirmou.

“Ao chegar no local, as equipes efetuaram as medidas de suporte avançando para estabilização do paciente e, através da monitorização precoce e da história clínica relatada por parentes, identificaram que se tratava de um infarto agudo do miocárdio. A partir daí, os socorristas do Samu realizaram as medidas clínicas necessárias, estabilizaram o paciente e o encaminharam para o hospital, onde ele recebeu o tratamento adequado”, complementou o médico.

Para qualquer urgência e emergência, o cidadão alagoano pode acionar o Samu Alagoas através do número 192. O canal de atendimento à população funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com equipes de profissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores, socorristas e técnicos auxiliares de regulação médica (TARMs).


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]