Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
26/02/2021 às 12h00

Geral

Em nova reunião estratégica, MP apresenta planos de ação nas áreas da Escola Superior e administrativa

Reprodução

A 2ª reunião de análise estratégica deste ano de 2021, promovida pelo Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) ocorreu, mais uma vez em formato virtual, na última terça-feira (23). Presidido pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Valter Acioly, e coordenada pela chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégico (Asplage), promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, o encontro teve o objetivo de conhecer o andamento das atividades em execução na Escola Superior do Ministério Público (ESMPAL) e as ações que estão sendo promovidas no sentindo de adequar o efetivo de membros e servidores dentro da instituição.

A abertura da reunião ficou a cargo do procurador de Justiça Valter Acioly, que reforçou a importância e dedicação de membros e servidores em desenvolver seus trabalhos e projetos de modo que a instituição se fortaleça ainda mais na sua missão de servir à sociedade. “Sabemos do compromisso de cada um aqui em fazer o seu melhor em prol da população que tanto precisa de nós. O Ministério Público tem um papel de transformação social essencial e cada ação e projeto executados por nós ajuda a melhorar, em muitas áreas, a vida do cidadão alagoano”, disse ele.

A assessora de planejamento e gestão estratégica, promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, reforçou a importância de promotores de Justiça e servidores continuarem investindo no planejamento estratégico. “Os projetos vão além daquilo que fazemos no dia a dia em nossos gabinetes e têm um resultado realmente transformador na sociedade. É por isso que precisamos seguir investindo no planejamento estratégico. Temos uma administração superior que nos incentiva e apoia”, comentou.

Escola Superior

A primeira a apresentar os resultados do seu plano de ação foi a servidora Emanuela Montoni. Ela falou a respeito das atividades da Escola Superior do Ministério Público em 2020 e iniciou sua fala informando que, durante todo o ano passado, várias lives foram realizadas no sentindo de capacitar membros e servidores do MPAL e que tais encontros virtuais aproximaram a instituição de uma série de convidados e autoridades que falaram sobre os temas dos debates.

Emanuela Montoni também explicou que a ação de virtualização dos processos referentes a contratação de estagiários foi concluída e que isso só foi possível com a criação e implementação da ferramenta Apolo. “Tal disponibilidade da ferramenta possibilitou o trabalho em home office e o acompanhamento dos estagiários”, informou ela.

No que diz respeito às capacitações para novos ingressos na instituição, a servidora explicou que o Ministério Público pretende fazê-lo durante este ano de 2021. E outra ação que foi concluída foi a criação do Laboratório de Informática da ESMPAL. “É um equipamento que possibilitará a realização de treinamentos, principalmente dos estagiários”, garantiu.

Quanto a temática “Cursos, mestrado e MBA”, a ESMAL afirmou que a sua diretoria planeja lançar um edital para que faculdades ofereçam cursos para o MPAL e que, neste momento, está sendo feito um levantamento dessas instituições. Por fim, foi comunicada a conclusão da revitalização e modernização da Biblioteca Ernani Méro, que passou por atualização de acervo e aquisição de sistemas para modernizá-la. Inclusive, é uma outra meta da Escola a contratação da biblioteca virtual, que já está em andamento.

Adequação do efetivo do MPAL

Na sequência, fez sua apresentação o promotor de Justiça Edelzito Andrade, que tratou do objetivo estratégico “Adequar o efetivo de membros e servidores”. Ele informou que o cumprimento desse objetivo para o período 2020-2022 acontecerá por meio de quatro ações. A primeira delas é prorrogação do concurso dos servidores e, a segunda, é fazer um levantamento das necessidades e passá-las para o procurador-geral de Justiça, o que deve acontecer até abril deste ano.

A terceira ação consistirá em apresentar à administração superior a necessidade de criação de cargos de servidores para que, em 2022, o MPAL possa iniciar as devidas nomeações. “No entanto, é importante frisar que, para que esse planejamento seja executado, é preciso haver orçamento”, ponderou Edelzito Andrade, ressaltando que a intenção do chefe do MPAL, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, é de suprir, dentro do possível, essas necessidades de novas nomeações.

No que diz respeito ao aumento no número de estagiários, o promotor detalhou que a primeira ação já foi realizada, tendo sido ela apresentada à chefia da instituição. O concurso que selecionará os novos estagiários do órgão está previsto para acontecer no segundo semestre deste ano, caso não haja impedimento em razão da pandemia.

Passando para o outro objetivo de seu plano de ação, referente a gestão por competências, Edelzito Andrade disse que tem realizado tratativas com a equipe das Diretorias Geral e de Pessoal e que essa iniciativa deverá acontecer em cinco etapas.

O Comitê

O Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público é composto por 17 pessoas, entre membros e servidores. E ele está dividido por área de atuação, de acordo com os objetivos estratégicos já definidos pela administração superior.


Fonte: Ascom MPAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]