Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
01/03/2021 às 16h22

Geral

Pesca e captura na Piscina do Amor podem gerar multas e reclusão

A equipe de Gerenciamento Costeiro do IMA reforça a necessidade de cumprimento da resolução normativa e alerta sobre penalidades

Divulgação

A Piscina do Amor, na enseada da praia da Pajuçara, em Maceió, é uma das belezas naturais que encanta moradores e turistas, além de abrigar diversas espécies marinhas. Apesar de ser uma zona de exclusão acobertada pela resolução nº 97/2015 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) tem recebido denúncias acerca do descumprimento da normativa.

A área de proteção foi criada com o intuito de preservar e fomentar a reprodução das espécies locais. Ao descumprir as determinações, o responsável pode ser multado e perder todo o equipamento de pesca, podendo haver também pena administrativa e de reclusão segundo a Lei de Crimes Ambientais - 9605/98.

Imagens enviadas às equipes do IMA/AL mostram que há pessoas que têm ignorado a restrição de uso da área e a possibilidade de autuação pelas infrações cometidas. Caso sejam flagradas, em ações de fiscalização, serão penalizadas.

Segundo Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do IMA, os estudos para criar a resolução foram feitos devido a exploração exacerbada nos recifes. Com as determinações para não haver pesca e captura na Piscina do Amor, os animais podem se reproduzir e povoar outras áreas.

"O que pode ocorrer com o uso intensivo dessa área é a diminuição da biodiversidade, o rebaixamento do recife, devido ao pisoteio por embarcações em cima, além de possibilitar que não haja dissipação de ondas e que elas não se propaguem, gerando erosão" expõe.

Entre os malefícios pelo descumprimento da resolução está o desequilíbrio daquele ambiente. O Instituto reforça as medidas de sensibilização da população para o cumprimento da normativa, bem como a fiscalização na Piscina do Amor.

"Uma área marinha equilibrada possibilita a reprodução dos organismos e da disseminação dos pólipos dos corais, que são capazes de povoar outros recifes e com isso manter a estabilidade socioeconômica e ecológica dos ambientes recifais adjacentes" finaliza o coordenador costeiro.

A população também pode contribuir na fiscalização e proteção da Piscina do Amor, através de denúncias por meio do aplicativo IMA Denuncie: http://ima.al.gov.br/appdenuncia/ ou via Whatsapp (82) 98833-9407.


Fonte: Ascom IMA/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]