Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
04/03/2021 às 18h30

Geral

Farmacêutica trata endometriose com medicina tradicional chinesa

Divulgação

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 8 milhões de brasileiras sofrem de endometriose. No mês da mulher e de conscientização desta doença, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas conversou com a farmacêutica Paula Cavalcante, que é membro do Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s) do CRF/AL, que trata a patologia baseada na medicina tradicional chinesa.

Segundo a farmacêutica, a endometriose atinge entre 10 e 15% das mulheres em idade fértil e tem como principais sintomas fortes cólicas menstruais, dores na relação sexual e ovulação, além da dificuldade em engravidar. “As dores podem ser tão intensas, que as mulheres ficam incapacitadas de realizar suas atividades diárias e alguns casos, ela pode ser assintomática, ou seja, sem dores, porém a infertilidade está presente”, pontuou.

Paula explica que na visão da medicina chinesa, a endometriose ocorre por alguns desequilíbrios (deficiências, estagnações) em meridianos específicos como fígado, rim e em alguns casos o baço-pâncreas. “O que acontece é que esta mulher agrega tantos papéis na sua vida, que acaba se fragilizando, ou seja, se desvitalizando”, disse.

Na medicina tradicional chinesa, a mulher é vista de forma integral, ou seja, ela possui um potencial YIN, que aquele que nutre, que é intuitivo e fértil e o potencial Yang que é aquele trabalha, faz e acontece e quando esse desequilíbrio ocorre, recursos diversos são usados no tratamento. “O tratamento é por meio de dieta, fitoterapia e também com a liberação de memórias traumáticas e psicossomáticas para sustentar essa mulher e promover um processo mais saudável para ela”, assegurou.

A farmacêutica revela que as técnicas de tratamento têm como objetivo desbloquear esses meridianos para que a energia e o sangue fluam e diminuam os quadros de dores. “É por meio do equilíbrio da mente que conseguimos melhorar a receptividade do endométrio, ajudando na realização do sonho de gestar”, comentou.


Fonte: Ascom CRF/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]