Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
05/03/2021 às 13h43

Geral

Fase Amarela: entenda regras específicas para cada setor em Alagoas

Entre as mudanças do Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado está a restrição de horário e de capacidade de funcionamento dos estabelecimentos

O anúncio do retorno da Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado foi feito na quinta (4) - Jonathan Lins/Agência Alagoas

Com o retorno de todo o estado para a Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, o Governo de Alagoas publicou, nessa quinta-feira (4), o Protocolo Sanitário com as medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos. O documento traz, em detalhes, as regras específicas para cada setor da atividade econômica com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na prevenção à Covid-19.

Ficam determinadas orientações individuais para salão de beleza e barbearia, supermercado e home center, lojas e estabelecimentos de rua, meios de hospedagem, igrejas, templos e demais instituições religiosas e construção civil. As regras também se aplicam, de forma específica, aos shoppings centers, galerias, centros comerciais, bares e restaurantes, cafeterias e lanchonetes de postos de combustíveis, academias e clubes de ginástica, transporte intermunicipal, receptivos e transportadoras turísticas. 

Entre as mudanças determinadas pelo novo decreto e o Protocolo está a redução do limite na capacidade de funcionamento dos estabelecimentos. Os setores que passam a ter restrição são: academias e centros de ginástica que devem operar com 50% do comportado pelo local; templos, igrejas e instituições religiosas com 60%; bares e restaurantes passam para 50%; transporte intermunicipal e turístico também com 50%; e shoppings centers e galerias passam a restringir em 50% as vagas de estacionamento.

Outro ponto que também sofreu modificações foi o horário de funcionamento destes setores. Bares e restaurantes com abertura permitida das 6h às 23h; lojas localizadas no Centro de Maceió das 9h às 17h durante a semana, e das 8h às 13h no sábado; lojas de rua e galerias permitidas no período das 10h às 19h de segunda-feira a sábado; e shoppings centers das 11h às 21h.

“Vivemos um momento muito difícil. Diferente de outros países do mundo que já estão verdadeiramente vencendo a Covid-19, infelizmente, o Brasil ainda está longe de alcançar o nível ideal de vacinação. Mas é muito importante que o setor produtivo não seja marginalizado diante da sociedade, e, sim, todos aqueles – empresários ou não - que não estejam seguindo as regras e colocando a vida das pessoas em risco. As novas medidas foram tomadas com muita responsabilidade, então reforço a todos meu pedido para usarmos máscara, álcool em gel e mantermos o distanciamento social”, reafirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito. 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]