Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/03/2021 às 21h00

Geral

Mais calor: fim do verão é o período mais quente da estação em Alagoas

Fim de semana deve ser de sol e calor para toda região do estado; temperaturas podem chegar aos 37º no Sertão e 31ºC no Litoral

Temperaturas podem chegar aos 37º no Sertão e 31ºC no Litoral - Divulgação

O verão começou oficialmente em 21 de dezembro do último ano e vai até 20 de março. Mas se engana quem acha que pela proximidade do fim da estação as temperaturas podem começar a cair. Isso porque segundo a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), historicamente, este é o período onde são registradas as maiores temperaturas em Alagoas. 

Neste fim de semana, a previsão é de temperaturas elevadas, que atingem a máxima de 31°C em Maceió, 34°C no Agreste e 36°C no Sertão, e predomínio de sol entre poucas nuvens em toda Alagoas.

“O mês de março, principalmente na região litorânea, é o mês mais quente climatologicamente falando. As maiores temperaturas médias foram registradas neste mês. Isso acontece principalmente por dois fatores, o primeiro deles é uma maior incidência de radiação solar nessa época do ano e como estamos em um período seco, é uma época de menor nebulosidade, fazendo com que aconteça um maior aquecimento na superfície, consequentemente, temperaturas mais elevadas na região são registradas”, explicou o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

Segundo Pinho, outro fator que pode ser considerado, principalmente para a elevada sensação térmica são os Ventos Nordestes. “No início do verão, entre dezembro e janeiro há uma incidência destes ventos que fazem com que a sensação térmica seja um pouco menor, já em março, esses ventos tendem a ser mais fracos. Como a incidência de irradiação permanece a mesma, isso também faz com que a sensação térmica seja maior”. 

Chegada do Outono

Para Alagoas, a estação representa uma fase de transição, pelo final do período seco e início do período chuvoso. “A nossa expectativa é que haja um aumento considerável no volume de chuva para todo o estado neste período. No ano passado o período chuvoso se iniciou no fim de março, mas acreditamos que neste ano as chuvas só retornem em volume considerável na segunda quinzena de abril”, concluiu o meteorologista.

A previsão do tempo pode ser acompanhada diariamente em www.semarh.al.gov.br e no aplicativo “Semarh Tempo Alagoas” disponível para a plataforma android e iOS.


Fonte: Ascom Semarh/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]