O suporte técnico de informática da Diretoria Adjunta da Informação (Diati) realiza, em média, 80 suportes diários a magistrados e servidores. Em regime de escala, devido às particularidades do serviço prestado, a equipe atua na resolução de problemas de hardware presencialmente e de software por teletrabalho.
Ao todo, o Poder Judiciário conta com 19 servidores e cinco estagiários que estão lotados no próprio Tribunal e nos fóruns da Capital e de Arapiraca. Segundo a analista de suporte, Júlia Karla Vieira Cavalcante, essa modalidade de trabalho presencial e virtual é uma tendência mundial, já tem sido aderida por empresas desde o momento da contratação de funcionários e deve permanecer no futuro.
A servidora explicou quais os principais problemas solucionados pela informática. “Recebemos muitas demandas relacionadas a todas as configurações para o funcionamento do equipamento do servidor na rede do TJAL, instalações de aplicativos, tiramos as possíveis dúvidas que os usuários apresentam no cotidiano, fazemos atualizações, entre outros”, exemplificou a analista de suporte.
Primeira sessão virtual do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas, em maio e 2020.
Julgamentos e eventos virtuais
A pandemia da Covid-19 impôs o isolamento social e obrigou o Judiciário a encontrar meios de preservar a prestação jurisdicional. O novo precisou ser explorado e assim o suporte técnico de informática da Diati viabilizou que o Pleno, as três Câmaras Cíveis, Câmara Criminal, Seção Especializada e o Conselho da Magistratura do TJAL passassem a realizar suas sessões de julgamento por meio de videoconferência, sendo ainda transmitidas para o público externo por este link.
Também foi possível a concretização das inscrições de advogados e membros do Ministério Público para sustentação oral nas sessões virtuais do Pleno através deste link, divulgado no site do TJAL.
Então corregedor da Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, durante o Encoge de 2020, realizado virtualmente.
Marcado para abril do ano passado, o 83º Encontro do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge) chegou a ser cancelado. O evento pôde ser realizado virtual e parcialmente presencial, em julho, sob o comando do então corregedor Fernando Tourinho, graças à estrutura montada pela equipe de informática. Em novembro, a 84ª edição do Encoge foi conduzida novamente por Alagoas.
A Diati é comandada pelo diretor-adjunto José Baptista.
Fonte: Dicom TJAL