Dólar com. 5.2072
IBovespa -3.12
30 de julho de 2021
min. 19º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Maceió: Prefeito anuncia vacinação contra Covid-19 para pessoas de 29 anos
17/06/2021 às 22h30

Geral

Prefeito JHC adere ao Time Brasil e reforça combate à corrupção em Maceió

Com o Time Brasil, o município vai melhorar a administração pública através da transparência

Com adesão ao Time Brasil, Prefeito JHC vai melhorar a administração pública através da transparência - Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta quinta-feira (17), o termo de adesão ao Time Brasil, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). O intuito é combater a corrupção com transparência, integridade e participação social.

De acordo com o prefeito, a expectativa é que a parceria fortaleça a transparência no município com a participação popular.

“São valores e diretrizes que a partir desse projeto, junto com a CGU, vamos supervisionar, formatar políticas públicas de melhoria para a administração pública municipal. Com isso, vamos melhorar o ponto de vista de transparência, integridade, trazendo para nossa administração conceitos e princípios de boas práticas para atingir os objetivos do Time Brasil”, garantiu JHC. 

O Time Brasil visa auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no combate à corrupção.

Sendo dividido nos eixos de integridade, transparência e participação, o Time Brasil visa reduzir substancialmente a corrupção e suborno, desenvolver instituições eficazes e transparentes em todos os níveis e garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa. 

O superintendente da CGU, Moacir Oliveira, afirmou que é uma satisfação ter Maceió no Time Brasil. “Todos os nossos esforços buscam criar uma sinergia entre todas as esferas de governo federal, estadual e municipal para que o cidadão seja atendido. Naturalmente, os instrumentos de transparência permitem ao cidadão avaliar a atuação do seu gestor e sobretudo dar indicativos para o gestor ver se a política pública o atende. É um caminho de mão dupla”, garantiu.

O secretário municipal de Controle Interno, José Neto, explicou que com a assinatura do termo, Maceió deve cumprir um plano de ações. 

“Essa é mais uma ferramenta que Maceió adere. Com a assinatura deste termo, Maceió passa a fazer parte do sistema da CGU de controle e participação da sociedade. Vamos criar um planejamento para atender todas as ações previstas pela CGU para que possamos melhorar cada vez mais a transparência em nosso município”, disse. 

O prefeito JHC expôs que a ideia é que Maceió sirva de exemplo para outras cidades e capitais. 

“A Controladoria em nossa gestão tem sido fortalecida. Antes, praticamente não existia e agora nós estamos fazendo uma reestruturação. Estamos tratando com instituições sérias do nosso país e a expectativa é que, com esse esforço coordenado, a gente possa formatar estrutura legal para o nosso município e trazer orientação necessária para os cidadãos. Vamos fazer mais com menos, fazer bem-feito e que a população ganhe”, concluiu.



Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]