Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/06/2021 às 22h30

Geral

Prefeito JHC adere ao Time Brasil e reforça combate à corrupção em Maceió

Com o Time Brasil, o município vai melhorar a administração pública através da transparência

Com adesão ao Time Brasil, Prefeito JHC vai melhorar a administração pública através da transparência - Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta quinta-feira (17), o termo de adesão ao Time Brasil, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). O intuito é combater a corrupção com transparência, integridade e participação social.

De acordo com o prefeito, a expectativa é que a parceria fortaleça a transparência no município com a participação popular.

“São valores e diretrizes que a partir desse projeto, junto com a CGU, vamos supervisionar, formatar políticas públicas de melhoria para a administração pública municipal. Com isso, vamos melhorar o ponto de vista de transparência, integridade, trazendo para nossa administração conceitos e princípios de boas práticas para atingir os objetivos do Time Brasil”, garantiu JHC. 

O Time Brasil visa auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no combate à corrupção.

Sendo dividido nos eixos de integridade, transparência e participação, o Time Brasil visa reduzir substancialmente a corrupção e suborno, desenvolver instituições eficazes e transparentes em todos os níveis e garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa. 

O superintendente da CGU, Moacir Oliveira, afirmou que é uma satisfação ter Maceió no Time Brasil. “Todos os nossos esforços buscam criar uma sinergia entre todas as esferas de governo federal, estadual e municipal para que o cidadão seja atendido. Naturalmente, os instrumentos de transparência permitem ao cidadão avaliar a atuação do seu gestor e sobretudo dar indicativos para o gestor ver se a política pública o atende. É um caminho de mão dupla”, garantiu.

O secretário municipal de Controle Interno, José Neto, explicou que com a assinatura do termo, Maceió deve cumprir um plano de ações. 

“Essa é mais uma ferramenta que Maceió adere. Com a assinatura deste termo, Maceió passa a fazer parte do sistema da CGU de controle e participação da sociedade. Vamos criar um planejamento para atender todas as ações previstas pela CGU para que possamos melhorar cada vez mais a transparência em nosso município”, disse. 

O prefeito JHC expôs que a ideia é que Maceió sirva de exemplo para outras cidades e capitais. 

“A Controladoria em nossa gestão tem sido fortalecida. Antes, praticamente não existia e agora nós estamos fazendo uma reestruturação. Estamos tratando com instituições sérias do nosso país e a expectativa é que, com esse esforço coordenado, a gente possa formatar estrutura legal para o nosso município e trazer orientação necessária para os cidadãos. Vamos fazer mais com menos, fazer bem-feito e que a população ganhe”, concluiu.



Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]