Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/06/2021 às 10h30

Geral

#EmpregaJovemMCZ promove mentalidade de protagonismo em jovens de Maceió

Primeira etapa ocorre em parceria com a Senai

Primeiros cursos são ofertados em parceria com o Senai - Divulgação

Uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai ofertar aos jovens maceioenses cursos profissionalizantes com inserção no mercado de trabalho. As especializações estão inseridas no Programa #EmpregaJovemMCZ, que executará projetos que visam preparar os jovens para as demandas existentes no mercado atual.

Para a Assessora Especial da Secretaria da Juventude, Amanda Mendonça, é necessário lançar uma proposta que possa transformar um curso aparentemente comum em uma oportunidade de protagonismo de carreira.

Os cursos ofertados pelo SENAI, em parceria com a Secretaria de Juventude, terão grades implementadas e atualizadas. “O mercado está cada vez mais competitivo e exigindo habilidades para além do intelecto. É necessário estabelecer o desenvolvimento emocional e incentivar o protagonismo na mentalidade do jovem. O nosso intuito é estabelecer o ciclo da empregabilidade a começar pela educação, fomentando a competitividade e gerando oportunidades”, acrescentou Amanda Mendonça.

Integrando os serviços do município, a Secretaria da Juventude também estreitou o diálogo com a Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) para a criação de um plano de ação que compreenda todo o ciclo de empregabilidade, entendendo que profissionalizar os jovens é apenas o ponto de partida.

O secretário municipal de Governo, Francisco Sales, salienta que as parcerias firmadas pelo município têm vindo com o intuito levar a transformação social para as pessoas que vivem pouco acesso ao mercado de trabalho, e até mesmo aos serviços públicos que possam mudar a sua realidade de vida.

“Nós temos um propósito de trazer cada vez mais as pessoas para perto das ações do Poder Público, compreendendo o seu funcionamento e ouvi-las, pois assim vamos fazer uma gestão assertivas para aqueles que realmente precisam”, destacou Francisco Sales.

Maceió́ hoje é a capital do segundo estado que mais sofre com o desemprego jovem em todo o país, com 18,6%. Bateu recorde em 2020. Jovens entre 14 e 24 anos representam 72,5% dessa taxa e é por isso que é necessário uma atenção toda especial do Poder Público.

“Prefeito JHC incluiu em seu Plano de Governo o fomento ao Primeiro Emprego, Primeira Empresa e Primeira Renda para os Jovens, e a Secretaria de Juventude está completamente comprometida com essa visão”, ponderou Rodolfo Barros, secretário Adjunto da Juventude. 


Fonte: Ascom SMG

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]