Dólar com. 5.4357
IBovespa -2.32
28 de setembro de 2021
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Assistência Social entrega novos cartões alimentação para usuários do Casa
21/07/2021 às 15h00

Geral

Samu AL realiza mais de 38 mil assistências no primeiro semestre

Do total de atendimentos, 26.916 ocorreram com a presença dos socorristas do Samu

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas seguem atuando diariamente na missão de salvar vidas alagoanas. Resultado desse trabalho imprescindível à sociedade é o número de assistências pré-hospitalares móveis registradas ao longo do primeiro semestre de 2021. De janeiro a junho deste ano, os profissionais do órgão realizaram 38.757 atendimentos à população.

Desse total, registrado nos seis primeiros meses deste ano, 26.916 foram realizados por meio das equipes do Serviço de Motolância, das Unidades de Suporte Básico (USBs), Unidades de Suporte Avançado (USAs) ou através do Serviço Aeromédico. Já os outros 11.841 atendimentos correspondem às orientações médicas, realizadas através do número 192, onde o médico regulador assiste o paciente via telemedicina, sem que haja a necessidade de liberação e encaminhamento de uma das ambulâncias, motolâncias ou do helicóptero com a UTI Aérea.

“As mais de 38 mil assistências realizadas pelos socorristas do Samu Alagoas, nos seis primeiros meses deste ano, refletem a qualidade e eficiência do nosso serviço. Contamos com motolâncias, ambulâncias e UTI Aérea equipados, além de profissionais altamente capacitados, que atuam para salvar a vida de cada cidadão alagoano”, destaca a médica e supervisora geral do Samu Alagoas, Josileide Costa.

Covid-19

Entre as principais ocorrências atendidas pelos profissionais do Samu Alagoas no primeiro semestre deste ano estão os atendimentos pré-hospitalares de pacientes suspeitos ou positivados pela Covid-19, com 6.475 casos. Em seguida, surgem os acidentes automobilísticos, com 3.756 assistências; vítimas de mal estar, com 1.620 casos; ocorrências com vítimas de quedas, com 1.597 casos; pacientes psiquiátricos, com 1.295 casos; quadros de desmaios, com 933 atendimentos; vítimas de convulsões, com 874 casos; e ocorrências de trabalho de parto, com 637 assistências; entre outras.

“Mesmo diante da situação de emergência de saúde pública, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e dos atendimentos primários de pacientes suspeitos ou positivados pela Covid-19, nossas equipes não pararam. Seguimos na linha de frente, atendendo aos mais diversos tipos de ocorrências de urgência e emergência, em todo território alagoano, a exemplo das ocorrências de acidentes de trânsito, traumas, casos clínicos, entre outras situações”, salienta a supervisora geral do Samu Alagoas.

Quando acionar o Samu

O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através do número 192 para realizar o atendimento pré-hospitalar móvel. O serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos, queimaduras, casos obstétricos, atendimento psiquiátrico, casos clínicos, como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), suspeitas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de pacientes com casos suspeita ou infectados pela Covid-19.


Fonte: Ascom Samu

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]m.br