Pensando numa maior eficiência, transparência e promovendo a otimização dos serviços públicos reduzindo custos, a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) vem desenvolvendo plataformas que auxiliam a população na busca pelos serviços oferecidos pelo Estado, além de expandir tecnologias a custo zero.
Muitas atividades que antes eram feitas de forma física e presencial, agora estão disponíveis em plataformas virtuais, de fácil acesso, criadas pelos desenvolvedores da Secti.
Pastas como a saúde, cultura e esporte, lazer e juventude já foram beneficiadas com essas plataformas que garantem mais agilidade e eficiência ao serviço público.
Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, esse trabalho reforça o compromisso do Governo de Alagoas em proporcionar melhorias, mais facilidade e agilidade de acesso aos serviços pela população.
“Essa modernização que estamos implementando nos sistemas mostra a nossa preocupação em fazer sempre mais e melhor pelo serviço público, garantindo eficácia, expandindo o acesso e destacando a capacidade técnica dos nossos seridores.”, disse o secretário.
Conheça as plataformas já desenvolvidas
Cadastro Único da Cultura de Alagoas - CUCA
É uma ferramenta totalmente on-line voltada para quem integra a cultura Alagoana. Ela garante a confiabilidade dos dados e evita a duplicidade no pagamento do auxílio da Lei Aldir Blanc - uma das medidas emergenciais do Governo Federal durante a pandemia, disponibilizando auxílio financeiro aos artistas informais do Brasil - além disso, possibilita um mapeamento da cultura em Alagoas que servirá para a formatação de novos projetos para o setor.
O sistema é um portal e também um aplicativo disponível para Android e IOS.
Cadastro Alagoano do Esporte - CAE
O CAE tem o objetivo de modernizar e dar celeridade ao processo e cadastro de informações das entidades esportivas e dos atletas alagoanos. Tudo que antes era feito de forma física e presencial, está disponível para a comunidade esportiva em uma plataforma virtual, de fácil acesso.
Nele pode-se encontrar as informações das entidades e dos atletas alagoanos, facilitando assim o acesso às informações, bem como o cadastramento obrigatório para futuras parcerias, solicitação de apoio, participação em editais e competições.
Regula Leitos
O Regula Leitos foi desenvolvido, com custo zero, para auxiliar o processo de ocupação de leitos na rede pública de saúde, durante a pandemia do Covid-19, e será um legado para o Estado.
Já foram mais de 24 mil solicitações atendidas, funcionando todos os dias, 24 horas. Isso mostra o quanto a tecnologia é parceira da Saúde.
Fonte: Agência Alagoas