Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/07/2021 às 17h00

Geral

Após 6 meses de vacinação, Alagoas ultrapassa 1,7 milhão de doses aplicadas contra a Covid-19

Vacinação contra a Covid-19 segue em Alagoas há mais de 180 dias - Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Alagoas completou seis meses na última segunda-feira (19), com marca superior a 1,6 milhão de doses aplicadas. Cinco dias depois, os dados atualizados deste sábado (24) já registram 1.714.548 de doses aplicadas nos alagoanos. O período marcado por dificuldades e atrasos do Governo Federal para obtenção e envio dos imunizantes não impediu o estado de se destacar nacionalmente em mais uma frente de batalha no enfrentamento à pandemia.

Após mais de 180 dias de vacinação, Alagoas agora figura como a quinta unidade da Federação que mais aplicou as doses distribuídas aos municípios. É também o primeiro estado a concluir a vacinação dos grupos prioritários e um dos três que primeiramente iniciaram a vacinação da população em geral, com idade abaixo dos 60 anos e sem comorbidade.

Os feitos são expressivos e fruto dos investimentos do Estado e da colaboração de todos, mas agora a orientação das autoridades sanitárias e do Governo de Alagoas é para a população atender ao calendário e procurar se vacinar – incluindo a segunda dose – assim que a data para estender o braço chegar. “A gente precisa evitar a propagação do vírus e evitar a terceira onda e mais mortes em Alagoas”, advertiu o governador Renan Filho, durante o anúncio de mudança para a Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, na noite da última quinta (22). 

A redução nos principais indicadores da pandemia, tanto em Alagoas como no Brasil e no mundo, comprova a eficácia das vacinas e o arrefecimento da transmissão. Nesta sexta (23), a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública estadual ficou em 45%. Ou seja, dos 400 leitos de UTI existentes, 179 estavam ocupados. O índice não era registrado desde o dia 31 de janeiro. Já o boletim emitido na última quinta-feira (22) pelo Consórcio de Veículos de Imprensa mostrou redução de 13% na média móvel de mortes em Alagoas, que segue em estabilidade, mas com tendência de queda.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lamentou a lentidão no envio de vacinas e na ausência de planejamento por parte do Governo Federal, mas destacou, em contraponto, a atuação do Governo de Alagoas que, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responde pela logística de recebimento das doses e distribuição para os municípios.

“Isso é demonstrado com os dados que apontam Alagoas como um dos estados que mais vacinam as doses recebidas, e também é corroborado pela grande diminuição do número de idosos hospitalizados. Temos observado uma queda na ocupação hospitalar de uma maneira geral, principalmente nos leitos de UTI”, exemplificou. “Isso se deve à eficácia da vacinação com os quatro tipos de imunizantes recebidos aqui em Alagoas, e também ao fato das bem-sucedidas medidas restritivas tomadas pelo Governo do Estado, que tem realizado o enfrentamento à pandemia da Covid-19 de maneira transparente e coerente”, defendeu Ayres.

“A vacina tem trazido grandes resultados”, assentiu o governador Renan Filho, ao reconhecer a importância da cooperação com as prefeituras. “Esse trabalho integrado tem sido muito importante. Eu quero fazer um agradecimento a todos os municípios de Alagoas, que colaboram com o Governo do Estado para a gente agilizar a vacinação. O governo recebe a vacina, checa, organiza, distribui rapidamente e a vacina chega ao braço das pessoas”, explicou recentemente.

Vacinação em números – Desde o início da Campanha de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro, até esta sexta-feira (23), dados da Sesau registram 1.714.548 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em território alagoano.

Do total, 1.229.390 de pessoas foram vacinadas com a primeira dose e outras 485.158 com a segunda dose ou dose única. Em termos percentuais, mais de 35% da população já recebeu a primeira dose e mais de 14% a segunda dose ou dose única.

Entre os idosos, a faixa etária entre 60 a 64 anos lidera o recebimento de imunizantes, com 209.904 doses, sendo 115.600 com a primeira, 93.943 com a segunda e 361 com dose única. Logo atrás, vem o grupo de adultos entre 40 e 44 anos, com 182.338 doses aplicadas: 148.785 pessoas com primeira, 16.475 com a segunda e 17.078 com dose única. 


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]