Dólar com. 5.173
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
30/07/2021 às 17h30

Geral

Inverno em Alagoas têm recordes de temperaturas mínimas já registradas nos últimos 40 anos

Cidades alagoanas já chegaram a marcar temperaturas na casa dos 11ºC

Meteorologista Isa Mendonza é a responsável pelo banco de dados da Sala de Alerta da Semarh

A massa de ar polar que chegou ao Sul do País nos últimos dias fez com que as temperaturas caíssem drasticamente, trazendo inclusive neve para algumas cidades na região. No entanto, a chegada dessa frente fria em parte do país não será sentida em Alagoas.

Como explica o coordenador e meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho. “À medida que essa massa Polar, que chegou ao Sul do país, avança, ela vai recebendo calor e perdendo as características de ar polar, passando a ser uma massa de ar frio. A única região do Nordeste que pode vir a sentir alguma mudança é parte da Bahia, mas dificilmente essa massa apresenta força para chegar aos outros estados do Nordeste”.

Mas, apesar desta frente fria não chegar a Alagoas, os termômetros do estado já atingiram temperaturas muito baixas. De acordo com o trabalho de coleta de dados históricos realizado pela Sala de Alerta da Semarh, o Sertão alagoano já atingiu uma temperatura mínima de 11ºC, em agosto de 1994. E em Maceió, a temperatura mais baixa registrada nos últimos 25 anos aconteceu em agosto de 1996, onde os termômetros chegaram a registrar 15ºC.

Também há registro de temperaturas mínimas próximas aos 10ºC, como em Pão de Açúcar que já chegou a marcar 14ºC, em julho de 1981 e 13,8ºC, em Palmeira dos Índios, no mês de outubro de 1991. 

O trabalho de armazenamento de dados realizado pela Sala de Alerta possui mais de 40 anos em registros, somado aos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que auxiliam os meteorologistas e são importantes para diversas áreas, como explica a meteorologista da Semarh, Isa Mendonça, responsável pelo banco de dados da Sala de Alerta. 

“Essas informações são importantes para que a previsão do tempo que emitimos seja realizada de forma mais precisa, além de ajudar na agricultura, onde podemos gerar a previsão climática em períodos de três meses. Também são usadas pela Defesa Civil na tomada de decisões das ações. Essas informações também auxiliam na realização de pesquisas voltadas à saúde, onde acessamos esses históricos climáticos para relacionar com doenças que podem ter relação com mudanças no clima”, explicou a meteorologista.

Historicamente, essas temperaturas mais frias são registradas entre os meses de julho e agosto. “Situações severas de frio como estas, geralmente ocorrem quando há a incursão de massas de ar frio intensas, que conseguem atingir a região nordeste antes de perder completamente as suas características de ar mais frio”, explicou Pinho.

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FIM DE SEMANA

Para o sábado (31) e domingo (1º), não há possibilidade dessas temperaturas se repetirem, já que a previsão do tempo para este fim de semana é de muitas nuvens com curtos períodos de sol e chuvas em todas as regiões do Estado. Em Maceió, a temperatura deve ficar entre os 28ºC de máxima e 23ºC de mínima.

Já no Sertão, a previsão é de nebulosidade com possibilidade de chuva passageira. Os termômetros devem ficar entre 21ºC de mínima e 29ºC de máxima.

Para o domingo (1º), o Agreste também deve ser de muitas nuvens com curtos períodos de sol e chuvas em algumas áreas da região. As temperaturas também ficam entre 21ºC e 29ºC. No Litoral, a situação deve se repetir, com termômetros ficando entre os 22ºC de mínima e 29ºC de máxima.

A previsão do tempo completa pode ser acessada no site da Semarh, ou por meio do aplicativo Semarh Tempo Alagoas, disponível para os sistemas Android e iOs.


Fonte: Ascom Semarh/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]