Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
04/08/2021 às 15h00

Geral

Ufal integra rede de apoio a curso on-line sobre vida e obra de Paulo Freire

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma das instituições apoiadoras do curso 100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie, atividade gratuita e on-line com expedição de certificado de 20 horas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). O engajamento da Ufal entre o rol de apoiadores partiu de ação do professor Sérgio Seiji Aragaki, da Faculdade de Medicina (Famed), que destacou a importância da realização do curso e da difusão do legado de Freire.

"No ano do centenário de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, a Ufal reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e formação crítica e inclusiva, com compromisso com a transformação social, apoiando esse que será um importante curso não somente no cenário nacional quanto no internacional. Já contamos com mais de 17.500 pessoas inscritas no país e fora dele e convido você a se juntar a nós para ouvir, aprender e dialogar com pessoas de referência na temática", destacou o professor Aragaki.

Ao todo serão realizados oito encontros com 30 pesquisadores e educadores populares. O curso começa nesta quinta-feira (5) e vai até o dia 23 de setembro, sendo realizado sempre às quintas, das 19h às 20h40 (hora de Brasília). Para se inscrever e conhecer detalhes como programa completo e docentes ministrantes basta acessar o site Emancipa Paulo Freire ou o site Cem anos de Paulo Freire.

O primeiro encontro terá como tema a palestra 100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie, com apresentações de Fátima Freire, educadora e filha de Paulo Freire; Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire; e Maurício Costa, da Rede Emancipa.

Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

O pedagogo costumava dizer que a educação era fundamental para a transformação da sociedade. Vários dos seus alunos, depois de alfabetizados, passaram a refletir sobre o trabalho, a ler artigos da constituição brasileira e a cobrar direitos que antes não tinham como férias, dias de descanso e proteção em caso de desemprego ou doença.

Paulo Freire era um dos maiores críticos daquilo que chamou de educação bancária, que via o professor como o dono do conhecimento e o aluno como mero recebedor da sabedoria do mestre, propondo, no seu lugar, uma educação para a liberdade.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]