Dólar com. 5.1166
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
04/08/2021 às 16h00

Geral

Governo de Alagoas apresenta ações para o mês da primeira infância

Programação estadual inclui apresentação e desenvolvimento das políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos em nove regiões do estado

Ascom Seades

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), deu início às ações do Mês da Primeira Infância, durante apresentação, ao vivo, das políticas públicas alagoanas voltadas às crianças de 0 a 6 anos de idade, nesta terça-feira (3), no Palácio República dos Palmares. Na programação estadual, organizada para todo o mês de agosto, municípios de nove regiões alagoanas conhecerão, de perto, as principais políticas e os resultados da atuação dos programas que cuidam da criança na primeira infância.

“Levaremos ações do programa Criança Alagoana – CRIA e do programa Criança Feliz, interagindo com as secretarias de Assistência Social desses municípios. Vamos visualizar e dar conhecimento às ações exitosas relacionadas à Primeira Infância nas regiões alagoanas. O governador Renan Filho e a nossa Primeira Dama, Renata Calheiros, estão de parabéns por tratar este tema como política de estado e isso é muito importante”, afirmou Fabiana Pessoa, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.

Dentre as ações, estão previstas: entrega do Cartão CRIA, a realização de reuniões técnicas, apresentação de vídeos relativos ao tema, exposição de relatos de experiência do PCF e a continuidade da integração do CRIA e do PCF no estado. Todo o conjunto de iniciativas visa à promoção de ações de visibilidade, fortalecimento, engajamento e disseminação da Primeira Infância.

O Mês da Primeira Infância é uma iniciativa do Ministério da Cidadania com participação integral de Alagoas. Hoje, o estado conta com dois grandes programas direcionados à Primeira Infância: o Programa Criança Alagoana (CRIA), criado e desenvolvido no estado, e o Programa Criança Feliz (PCF), proveniente da esfera federal.

O CRIA promove uma ação integrada entre três Secretarias de Estado: Assistência Social, Saúde e Educação. O Cartão CRIA, gestado pela Seades, é o maior programa de transferência de renda em nível estadual do país. Mensalmente são transferidos R$100 a gestantes e mães de crianças até os seis anos de idade.

O Cartão CRIA já possui mais de 85 mil famílias cadastradas nos 102 municípios do estado. A meta é chegar a 180 mil. O Programa Criança Alagoana objetiva promover o desenvolvimento integral de crianças na Primeira Infância, mediante diferentes iniciativas, que incluem a transferência de renda, com condicionalidades, a fim de aprimorar os  cuidados essenciais com gestantes e crianças. Alagoas integra o PCF desde 2016. O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância, considerando sua família e seu contexto de vida.


Fonte: Secom Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]