Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/08/2021 às 10h58

Geral

Saúde reforça alerta contra proliferação de focos de dengue no período chuvoso

Inspeção semanal no próprio domicílio e informação ao disque dengue são medidas que podem ser adotadas pela população

Focos do mosquito são combatidos pelos agentes de endemias com aplicação de larvicida. - Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o trabalho para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti por toda a cidade, especialmente em bairros onde houve maior registro de ocorrências de casos de dengue. Com o período chuvoso, o órgão alerta a população para que reforce os cuidados com os ambientes domésticos, evitando o acúmulo de água e reduzindo os riscos para disseminação das doenças.

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica informa que de janeiro a julho deste ano, foram notificados 528 casos de dengue, sendo 403 de dengue clássica, 60 casos de dengue com sinais de alarme e 3 de dengue grave. Do total, 30 foram descartados, um foi inconclusivo e 32 tiveram resultado ignorado/branco. Os dados foram notificados até a Semana Epidemiológica 30, que corresponde ao período de 25 a 31 de julho.

A SMS tem intensificado ações de campo e visitas domiciliares das equipes de agentes de endemias no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho tem sido feito especialmente nos bairros que apresentam índices mais altos de infestação, com inspeção nas residências, orientação aos moradores, coleta de larvas e realização de tratamento focal e bloqueios de transmissão. O trabalho visa a eliminação do risco de proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“É preciso que a população também faça parte dessa luta contra o Aedes, observando e removendo qualquer acúmulo de água em recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito. A orientação, é que cada um adote o hábito de realizar a inspeção no seu domicílio semanalmente, para evitar a criação e, especialmente, a proliferação de novos focos de transmissão”, ressalta a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Samico.

De janeiro a julho deste ano, houve redução de 9,51% do número casos de dengue em relação ao mesmo período de 2020, quando foram notificados 578 casos.

O registro de casos de chikungunya também teve redução, passando de 51, em 2020, para 41 em 2021, o que representa redução de 19,60%. A incidência de casos de zika também foi mais baixa, passando de 26, em 2020, para 22 este ano, redução de 15,38%.

Os bairros onde houve o maior registro de notificações foram Benedito Bentes, com 45 notificações, Tabuleiro do Martins (41), Cidade Universitária (36), Santos Dumont (26), Ponta Grossa (22), Santa Lúcia (22), Serraria (21), Petrópolis e Clima Bom, com 20 casos cada.

Os dados integram o Boletim Epidemiológico Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika, elaborado pela Coordenação do Programa de Controle do Aedes aegypti e foram informados pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde.

Disque Dengue

Para acionar as equipes de trabalho e denunciar focos potenciais do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura dispõe do Disque Dengue (3312-5495). Por meio dele a população pode denunciar locais propícios à proliferação do mosquito, como terrenos baldios, casas abandonadas ou com piscinas desativadas.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]