Dólar com. 5.0081
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
05/08/2021 às 12h30

Geral

Seris avança com política de atenção à mulher privada de liberdade

Além de fortalecer práticas que visam à humanização das condições de cumprimento da pena, assinatura de Plano Estadual também reforça apoio à egressa do sistema penitenciário

Ascom Seris

A gestão prisional deu mais um importante passo no sentido de fortalecer as práticas ressocializadoras voltadas à mulher encarcerada. Esta semana, o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, assinou o Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional Alagoano. O plano é resultado de um amplo diagnóstico elaborado ao longo de quatro meses por gestoras da secretaria, com o objetivo de propiciar à Polícia Penal informações valiosas sobre o perfil das apenadas, pré-egressas e egressas, aperfeiçoando, assim, as ações já desenvolvidas pela Seris.

Alagoas, inclusive, é o segundo estado signatário da política pública fomentada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), como destaca o titular da Seris. “Este plano é motivo de muito orgulho para todos nós, já que também será fundamental no tocante à formação das policiais penais a serem admitidas por meio de concurso público. Ele [o plano] traz uma referência científica muito importante e, portanto, aprimora o trabalho que realizamos com vistas à efetiva ressocialização das reeducandas, incluindo as que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto”, avaliou o titular da Seris.

Presidente do Comitê Estadual da Política de Atenção à Mulher Presa e Egressa do Sistema Penal, a policial penal Geórgia Hilário fez uma explanação sobre o plano que também contou com a contribuição de pesquisadores da universidade e contempla, entre outros temas, o combate à violência contra a mulher, bem como a identificação e monitoramento das condições relativas às presas provisórias.

Na oportunidade, a gestora expôs que, das 154 reeducandas – entre provisórias e condenadas – que se encontram no Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió, 77 foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas, enquanto outras 32 pelo cometimento do crime de homicídio.

“O Brasil já ultrapassa a marca de trinta e sete mil mulheres encarceradas, o que só reforça a importância de se atentar para esse público, já que o papel da mulher também mudou na criminalidade, tendo assumido, em alguns casos, certo protagonismo. Em Alagoas, elas têm, em sua maioria, entre 18 e 45 anos, perfazendo, assim, a idade da população economicamente ativa, além do que oitenta e nove delas têm apenas o ensino fundamental incompleto”, explicou Geórgia Hilário, destacando também que a maioria das mulheres costuma ser abandonada por seus companheiros quando do cumprimento da pena.

Outra integrante do comitê, a gerente de Educação, Produção e Laborterapia (GEPL) da Seris, policial penal Cinthya Moreno, acrescenta que o plano vai permitir à Seris firmar ainda mais parcerias visando à ressocialização. “Trabalhamos também para fortalecer o acesso à educação formal. Hoje, mais de 40% delas já foram contempladas com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outras vertentes são a regularização da documentação civil das custodiadas e a oferta de mais oportunidades de qualificação profissional, a exemplo das oficinas de trabalho da Fábrica de Esperança. Tudo isso também visa ao empoderamento feminino das reeducandas”, ressaltou a gestora, destacando, entre outras iniciativas, o LÊberdade, que proporciona a remição da pena por meio da leitura a 100 reeducandas inscritas.

No tocante à saúde das mulheres, as ações vão desde a prevenção e controle do câncer de colo de útero até o debate sobre as questões de gênero. “A prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, o acompanhamento nutricional e a garantia de acesso ao pré-natal também são prioridades e, portanto, também constam no plano”, emendou a gerente de Saúde da Seris, policial penal Danielah Lopes.

A chefe de Reintegração Social, tenente PM Jackeline Leandro, por sua vez, destacou a importância de a assistência ser extensiva aos familiares das reeducandas. “Recentemente, firmamos parceria com o ambulatório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde para a oferta de mais de vinte especialidades médicas, às quais os familiares também têm acesso. Afinal, nossa atuação não se resume à recolocação das egressas no mercado de trabalho, abrangendo também atividades nas áreas do esporte, lazer e cultura”, salientou a gestora.


Fonte: Ascom Seris

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]