Dólar com. 5.3377
IBovespa -0.68
27 de setembro de 2021
min. 24º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setembro Azul: Pais abraçam projeto que ensina libras a alunos ouvintes através de vídeos
15/09/2021 às 14h30

Geral

Cerest realiza ação de saúde com ambulantes da orla marítima de Maceió

Atividade ocorreu em parceria com a Semas e buscou falar/tratar da importância dos cuidados com a saúde e identificar casos de trabalho infantil

Ação foi realizada na orla de Maceió. - Ascom SMS

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Município realizou, na tarde dessa terça-feira (14), uma ação voltada para vendedores ambulantes fixos das praias de Maceió. Objetivo foi levantar dados sobre os principais fatores de adoecimento desses trabalhadores, visando a elaboração de planos de intervenção. A ação contou com a parceria do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que buscaram detectar casos de trabalho infantil para tomar as providências necessárias.

O projeto será conduzido por uma equipe multidisciplinar do Cerest, composta por médicos do trabalho, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Após esse primeiro contato, com a aplicação de questionários junto aos trabalhadores, o grupo fará um trabalho de promoção, prevenção e vigilância.

Segundo Sthefane Melo, coordenadora do Cerest Maceió, esse será um projeto a longo prazo. “Ao iniciar esse trabalho, buscamos fortalecer o Centro como um polo irradiador de pesquisa na área de saúde do trabalhador, fornecendo elementos para a formulação de políticas públicas adequadas a esta população, prevenindo seu adoecimento”, destaca.

    Durante esse primeiro contato, os técnicos do Cerest detectaram que a exposição solar sem a devida proteção — que pode ocasionar câncer de pele —, o consumo de pouca água — que pode causar comprometimento dos órgãos por conta de desidratação —, além dos cuidados com a voz, são os principais fatores de risco encontrados.



    Fonte: Ascom SMS

    Todos os direitos reservados
    - 2009-2021 Press Comunicações S/S
    Tel: (82) 3313-7566
    [email protected]