Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
17/09/2021 às 13h30

Geral

Abordagens nutricionais podem gerar benefícios em diferentes aspectos da vida

Para cada objetivo, há diferentes orientações sobre a alimentação, que são analisadas caso a caso pelos nutricionistas

Divulgação

Pequenos benefícios podem ser adicionados diariamente ao funcionamento do nosso organismo a partir do que escolhemos colocar no prato. Esse conhecimento não é novo, afinal a sabedoria popular já dizia que "como o peixe, morremos pela boca". Hoje em dia, o nutricionista é o profissional que vai confirmar o que sua avó já dizia.

Diferentes abordagens nutricionais vão orientar sobre a melhor alimentação para cada objetivo, tais como perda de peso, o mais comum, mas também pode ser para ganhar uns quilinhos. Além de dietas específicas, questões voltadas para a suplementação ou intolerância alimentar vão requerer o acompanhamento especializado. 

No Brasil, já são aproximadamente 158 mil nutricionistas formados orientando a população a se alimentar e corrigir deficiências. Apesar da procura por esse atendimento ter aumentado, e de novas informações se popularizarem, esse conhecimento às vezes esbarra em hábitos enraizados, que dificultam a adoção de novos costumes à mesa. 

Benefícios dos alimentos

Um exemplo de abordagem nutricional voltada à manutenção da saúde e da qualidade de vida é a chamada "dieta mediterrânea", que pode retardar processos degenerativos próprios do envelhecimento e favorecer a cognição. 

"A Dieta Mediterrânea tem sido associada a inúmeros benefícios e isso é atrelado ao seu padrão que é baseado em azeite, frutas, vegetais, legumes, oleaginosas e leites magros, peixes e vinho (uma dose controlada). Por ser baseada nesses alimentos, a dieta é abundante em vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos", assinala a nutricionista e professora do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) Danielle Alice Vieira.

Ela destaca que a Dieta Mediterrânea é pobre em gordura animal, a gordura saturada, o que contribui para a prevenção de agravos cardiovasculares. "É um bom padrão para hipertensos, diabéticos  e obesos. Os indivíduos que possuam restrição de álcool podem adotá-la, desde que excluindo a porção de vinho", completa a especialista.

Além desse ganho específico, esta dieta também reduz o risco de doenças cardiovasculares. A alimentação também pode favorecer a felicidade. Encher o prato de frutas e vegetais seria algo capaz de promover o bom-humor. Pesquisadores concluíram que quanto maior o consumo de frutas e vegetais, melhor o estado de espírito das pessoas. 

Esses alimentos que são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, por si só muito benéficos à saúde, teriam esse ganho a mais a nos oferecer. O ácido fólico é uma das substâncias presentes nesse cardápio e essa vitamina aparece em baixos níveis em pessoas deprimidas. As evidências de tais benefícios têm sido coletadas por cientistas. 

"Manter uma alimentação balanceada é muito importante. E na hora da dúvida, procurar um nutricionista, que é o especialista nesse assunto", recomenda Danielle Alice.

Nutricionista

É o profissional que se utiliza de princípios, conhecimentos e técnicas da ciência da Nutrição para auxiliar pacientes a escolher alimentos saudáveis e nutritivos. No curso, o aluno estuda sobre o funcionamento do corpo humano, os distúrbios causados por alimentação inadequada, as necessidades nutricionais básicas em faixas etárias da vida e outras especificidades relacionadas aos alimentos que ingerimos.

Quem pensar em cursar a graduação vai encontrar disciplinas como anatomia humana, biologia celular, fisiologia humana, semiologia nutricional, entre outras relacionadas a aprendizagem e a pesquisa. Em Alagoas, o Grupo Tiradentes oferece a graduação no Centro Universidade Tiradentes (Unit/AL) na modalidade presencial. 

O curso tem duração de oito semestres, com carga horária de 3.580 horas e infraestrutura completa. Laboratórios, espaços destinados às disciplinas práticas, biblioteca especializada e além de ambulatório de Nutrição. Na sala de aula, o estudante também tem contato com a ética e a legislação relacionadas ao exercício profissional.


Fonte: Algo Mais com Assessoria GT

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]