Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Divulgados locais de prova do concurso do Banco do Nordeste
22/09/2021 às 18h00

Geral

Referencial Curricular vai nortear rede municipal de ensino

Documento foi construído tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular e norteia os princípios pedagógicos para rede

Emília Caldas sublinhou a importância do referencial e da qualificação na rede. - Luan Oliveira/Ascom Semed

Os profissionais da educação da rede municipal participarão de um seminário sobre o Referencial Curricular de Maceió (RCM) a partir desta quarta-feira (22). Objetivo é formar os professores e gestores escolares sobre o referencial. O documento norteia os princípios pedagógicos da rede, impactando diretamente a trajetória educacional dos alunos. A ação, coordenada pela diretoria de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai até esta sexta-feira (24).

Construído por uma comissão de técnicos da Semed, envolvendo momentos de estudo e trabalho, o referencial espelha a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida pelo Ministério da Educação.

A secretária-adjunta de Gestão Educacional sublinhou a importância da medida e da qualificação na rede, e parabenizou os setores da Secretaria pelo trabalho conjunto. “Vamos continuar esse trabalho até que ele se consolide como uma política de educação, porque ele é a cara do nosso município. Fomos um dos primeiros a concluir o seu referencial e eu tenho muito orgulho dessa equipe”, afirma Emília Caldas.

A diretora de Gestão Educacional relembrou o trabalho das equipes para a criação do Referencial Curricular da capital. “Estamos dando continuidade a esse trabalho, validando junto às escolas. Todo o estudo foi feito, desde o início, para que chegássemos a um currículo voltado e alinhado à realidade e a necessidade local das nossas escolas”, destaca Tânia Almeida.

De acordo com Vera Pontes, coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, que cuida da formação continuada dos professores da rede, o seminário é um importante projeto que envolve ações formativas sobre o referencial. “É uma iniciativa essencial para que a gente possa ter fortalecido na rede esse documento, e incentivar as escolas a usarem ele em seus planejamentos e na proposição de seus projetos de aprendizagem”, diz.

Além da Coordenação de Centros e Núcleos e a Direção de Gestão Educacional, articulam a formação também a Coordenação de Ensino Fundamental e de Ensino Infantil da rede, etapas contempladas no Referencial Curricular.

Programação

Nesta quarta-feira (22), a formação foi aberta com uma mesa redonda que discutirá a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, às 9h. Logo depois, durante a tarde, será discutida a Educação Infantil no município e o papel do referencial na etapa.

Nos dias 23 e 24, as capacitações terão como os diferentes componentes curriculares do Ensino Fundamental da rede e como as normativas do referencial podem ser aplicadas no dia a dia escolar. “Essas formações são uma preocupação nossa e vamos estar dando continuidade a esse processo formativo para que implementemos, de forma crítica e dialógica, o referencial currícular da rede”, finaliza Vera.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]