Dólar com. 5.647
IBovespa -0.62
28 de outubro de 2021
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto
14/10/2021 às 09h00

Geral

GMF discute apoio da Federação das Indústrias para inserção de ex-detentos no mercado

Objetivo é que Fiea firme parcerias que possibilitem a oferta de vagas e cursos de capacitação para egressos do sistema prisional

Reunião ocorreu na Federação das Indústrias, nesta quarta-feira (13). - Fiea

O desembargador Celyrio Adamastor, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), discutiu apoio da Federação das Indústrias (Fiea) para inserção de ex-detentos no mercado de trabalho. O objetivo é que a instituição colabore com a oferta de vagas e cursos de capacitação para egressos do sistema prisional.

"Acreditamos na possibilidade de ressocialização e que é possível dar apoio àqueles que praticaram ilícito e que foram privados de sua liberdade. Nada impede que sejam acolhidos", disse o desembargador.

Durante reunião nesta quarta (13) com o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, o desembargador falou sobre as ações do GMF e apresentou o Instituto Recomeçar, que desenvolve projetos para ex-detentos.

Com ações em São Paulo, Brasília e Pernambuco, o instituto tem buscado parcerias para desenvolver projetos também em Alagoas. Segundo Celyrio Adamastor, quanto mais iniciativas para o sistema prisional e socioeducativo forem concretizadas, maiores serão as chances de redução da reincidência criminal.

O empresário José Carlos Lyra considerou positiva a ação do Judiciário e afirmou que a Federação discutirá formas de atuar em favor dos egressos.

Para o diretor-regional do Instituto Recomeçar, Cícero Alves, a possível parceria com a Federação levará a um importante aumento na oferta de empregos, capacitação e absorção de mão-de-obra. "A Fiea sinalizou de modo positivo para que tenhamos um trabalho de reinserção também em Alagoas. Isso é muito bom", destacou.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/AL), Alfredo Brêda; o presidente do Conselho de Administração do Sebrae/AL, José da Silva Nogueira Filho; o presidente da Fecomércio/AL, Gilton Lima; o secretário do GMF, Igor Medeiros; e o secretário do programa Começar de Novo, Márcio Omena.


Fonte: Dicom, com informações da Fiea

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]