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14/10/2021 às 12h30

Geral

Equatorial Alagoas aposta em equipamentos inteligentes para melhorar o fornecimento de energia elétrica

Ferramentas com tecnologia avançada oferecem mais confiabilidade e reduz o tempo de interrupção

Divulgação

Trabalhar em prol do compromisso de oferecer um fornecimento de energia elétrica de qualidade aos alagoanos é uma das principais missões da Equatorial Alagoas. E por meio do investimento em tecnologia avançada, a concessionária vem fortalecendo o seu propósito com a aquisição de novos equipamentos modernos e inteligentes, para automação do sistema elétrico.

Como é caso dos “Religadores Automáticos”, que são instalados em locais estratégicos e ao perceber falhas na rede elétrica de média tensão, impedem a interrupção de áreas maiores, automaticamente isolando apenas o trecho com problema, onde ele está instalado, reduzindo a área afetada. Isso evita danos maiores a rede e reduz o impacto para os consumidores, uma vez que também permite o restabelecimento automático e evita que uma área maior fique sem energia.

Na prática, como o equipamento também permite a interligação dos sistemas, ao detectar uma falha, os próprios equipamentos combinados permitirão, automaticamente, que os sistemas estabeleçam rotas alternativas para que a energia alcance o cliente, e tudo isso podendo ser acompanhado através de sistemas de automação operados pelo Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora.

Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o equipamento já detecta se o ponto onde houve a interrupção pode ser isolado por ele e permite que outros clientes, que antes eram impactados pela ocorrência, possam ter o fornecimento restabelecido, sem intervenção humana e sinalizando todas as operações realizadas nos sistemas de automação do Centro de Operações Integradas. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas alguns segundos para ser concluído.

Desde que adquiriu a empresa em março de 2019, com um investimento de R$ 6,5 milhões, a distribuidora já realizou a instalação de 80 religadores automáticos, sendo 53 instalados apenas esse ano de 2021. Ao todo, cerca de 200 mil clientes estão sendo beneficiados pelas ações de melhorias residentes nos municípios de:

Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Coruripe, Feliz Deserto, Maragogi, Porto Calvo, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, Girau do Ponciano, Japaratinga, Rio Largo, Barra de São Miguel, Paripueira, Barra de Santos Antônio, São Luiz do Quitunde, Flexeiras, Messias, Coqueiro Seco, Pilar, Satuba, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Olho D’água, Penedo, Teotônio Vilela, Campo Alegre e Arapiraca.

Conquistas, evolução e resultados positivos

Os resultados das melhorias realizadas, podem ser evidenciados pelos indicadores que medem a duração e frequência de interrupções de energia, que registraram queda de mais de 50% em Alagoas, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  

 A Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que mostra o tempo médio em que os alagoanos ficam sem luz, reduziu 72% em um período de 24 meses, saindo de 63,09 para 17,2h. Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que calcula a quantidade de vezes em que houve falta de energia no Estado, caiu de 19,22 para 9,2, o que representa uma diminuição de 52%, no mesmo intervalo.

“A instalação desses equipamentos representa mais um avanço na melhoria da distribuição de energia elétrica para a população alagoana. Esses religadores, são ligados diretamente com o Centro de Operações Integradas da Equatorial, que recompõe o fornecimento de energia elétrica automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupção”, reforça o superintendente de Operação, Sérgio Valinho.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

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