Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
15/10/2021 às 14h00

Geral

Prefeitura leva 16 animais para adoção neste domingo (17)

Cães e gatos foram vacinados, vermifugados e passaram por avaliação médico-veterinária

Victor Vercant/Secom Maceió

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) levará 16 animais à Feira de Adoção deste domingo (17) no projeto “Na Orla é Massa”, na Avenida Silvio Viana, na Ponta Verde. A feira funciona em uma tenda instalada na altura do Palato Praia, das 8h às 17h. Estarão à disposição para adoção responsável cinco cães adultos, três cães filhotes, sete gatos filhotes e uma gata adulta. Na estreia da feira, na semana passada, 13 animais foram adotados.

Estão aptas à adoção pessoas com 18 anos ou mais que apresentem documento de identificação com foto e comprovante de residência. No ato da adoção os proponentes também assinam um termo de responsabilidade em que se comprometem a cuidar bem do animalzinho. Além disso, os animais recebem um chip para monitoramento e responsabilização dos proprietários em caso de abandono.

Os animais disponibilizados para adoção foram recolhidos após terem sido abandonados. Por isso, a UVZ ressalta a importância do acolhimento responsável. “Esse animais já foram resgatados do abandono e de maus-tratos. Merecem, portanto, um lar responsável onde sejam tratados com todo o carinho”, afirma o coordenador geral de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcellos.

Todos os animais disponíveis para adoção estão em boas condições de saúde. Durante a permanência na unidade, eles passam por cuidados e avaliação médico-veterinária. “Estão todos castrados, vermifugados e vacinados. No local da feira, profissionais poderão passar orientações sobre os cuidados com os animais e adoção responsável”, informa o coordenador.

A UVZ

A Unidade de Vigilância de Zoonoses fica no bairro Cidade Universitária, onde funciona diariamente, de segunda a domingo, das 8h às 17h. No local, além da adoção de animais castrados, estão disponíveis serviços de atendimento clínico com ênfase em zoonoses, vacinação antirrábica gratuita, castração por meio de agendamento e captura de animais de grande porte (equinos e bovinos) errantes.

Para os atendimentos clínicos, basta que o animal seja levado à UVZ, onde será examinado pelos veterinários disponíveis, conforme a ordem das fichas distribuídas. O contato para esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços é 3312-5576.

A vacinação antirrábica também é oferecida na Unidade durante todo o ano para cães e gatos com pelo menos três meses, não sendo necessário aguardar a campanha anual para ter o animal vacinado. A Unidade de Zoonoses também oferece testes rápidos para leishmaniose e controle de enteroparasitoses, além do controle populacional de animais por meio da castração e promoção da adoção de cães e gatos.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]