Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
15/10/2021 às 15h30

Geral

IEL Alagoas completa 51 anos e contribui diretamente para o desenvolvimento do Estado

Instituto promove soluções de desenvolvimento empresarial e implementa programa de carreiras para jovens e adultos

José Carlos Lyra - Divulgação

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) celebra, neste mês de outubro, seus 51 anos de presença em Alagoas, colaborando com o desenvolvimento socioeconômico do Estado e sendo reconhecido como uma das mais importantes entidades para os setores da Indústria, do Comércio e Serviços. Este é o resultado do trabalho do Instituto em quatro importantes eixos: Desenvolvimento de Carreiras, Educação Empresarial, Estudos e Pesquisas, além de Gestão da Inovação. 

A sinergia entre estas áreas proporciona soluções inovadoras, um programa eficiente de aprendizagem, seleção de estagiários, aperfeiçoamento da gestão empresarial e desenvolvimento de carreira, sendo um parceiro de empresários, empreendedores, estudantes, centros tecnológicos, de pesquisa e de conhecimento. Que o diga o diretor Regional do IEL/AL e presidente da Federação das Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra. 

"O Instituto Euvaldo Lodi é importante por contribuir com o desenvolvimento gerencial das empresas e, consequentemente, para o avanço socioeconômico do Estado. Ao promover cursos de aperfeiçoamento profissional, qualificando mão-de-obra e selecionando estagiários para a Indústria, se insere na economia alagoana de modo eficiente, proporcionando soluções de desenvolvimento empresarial e implementando um correto programa de carreiras", destaca.

O superintendente do IEL/AL, Helvio Braga, lembra que o IEL já nasceu com o DNA da inovação. "O objetivo inicial do IEL era aproximar os estudantes universitários do ambiente profissional, através do programa de estágio dentro das indústrias. Era uma forma de levar o conhecimento acadêmico para dentro das empresas e atualizar o pensamento das universidades em relação aos desafios enfrentados pelo setor produtivo, o que levaria a criação de soluções inovadoras para os problemas das Indústrias. Através de seus mecanismos de atuação, o IEL contribuiu efetivamente com o processo de desenvolvimento do setor produtivo e do Estado, com formação e qualificação da mão de obra local, elevando o nível de competitividade das nossas indústrias", defende.

Helvio Braga tem uma estreita ligação com o IEL/AL, do qual faz parte há quase 40 anos. Recém-formado em Economia, ingressou na instituição e nela teve uma trajetória de sucesso profissional.

"Parece que foi ontem, mas já vai fazer 40 anos. O tempo passa rápido demais quando a gente faz o que gosta. Minha carreira profissional foi toda construída aqui. Passei por muitas capacitações ao longo dos anos, objetivando me adequar às necessidades institucionais e do mercado, em um processo de evolução profissional e pessoal constante. Executei atividades em todas as áreas, participei de inúmeras parcerias com instituições públicas e privadas, qualificando pessoas, buscando soluções para melhorar a competitividade das empresas e promovendo o desenvolvimento do Estado", rememora.

Roberta Knowles chegou ao IEL/AL em 2003, como estagiária do curso de Economia, com a função de auxiliar em pesquisas. "Um ano depois recebi o convite para ser efetivada, passando a atuar em outras atividades da instituição. Em 2014, assumi o cargo de assessora de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica", lembra.

A economista destaca que a instituição foi fundamental para seu desenvolvimento profissional, incentivando e oportunizando o desenvolvimento de sua carreira, através de capacitações, encontros nacionais e representações. Quando olha para sua trajetória nestes 18 anos como parte do IEL/AL, Roberta Knowles descreve como um tempo de dedicação, aprendizado e crescimento constantes. 

"Crescer com a instituição e ver o IEL/AL ganhar visibilidade, é muito gratificante. O propósito do IEL é transformar vidas para o aumento da competitividade empresarial. E ver essa transformação acontecer, tanto entre os nossos colaboradores como nos clientes, nos mostra que estamos no caminho certo", comemora.


Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]