Dólar com. 5.0451
IBovespa 0.58
19 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Próxima Parada: Milagres!
15/10/2021 às 23h00

Geral

Unidade Móvel do Hemoal Arapiraca vai estar no bairro Eldorado neste sábado (16)

Além de ter no mínimo 16 anos, voluntário deve pesar 50 quilos ou mais

Além de captar doadores de sangue nas Unidades Maceió e Arapiraca, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, neste sábado (16), coleta externa na Igreja Cristo Redentor, no bairro Eldorado, na capital do Agreste. A ação ocorre das 8h às 16h e tem o objetivo de manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, visando atender os hospitais e maternidades.

Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, estar usando máscara, portando um documento de identificação com foto, além de ter peso igual ou superior a 50 quilos. Caso seja menor de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Os homens que desejam repetir o gesto voluntário, devem respeitar um intervalo de dois meses; já as mulheres, ficam impedidas durante três meses. Com relação às gestantes e lactantes, é proibida a doação neste período e as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente.

“Se o voluntário fez uma tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após 12 meses. Também é vedada a doação de sangue para as pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e para aquelas que não tenham dormido, na noite anterior, pelo menos seis horas”, informou a assistente social do Hemoal Arapiraca, Wagda Costa.

Covid-19

No caso dos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os candidatos à doação de sangue que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19 após este período, podem realizar a doação.

Com relação à vacinação contra a Covid-19, os voluntários que receberam o imunizante CoronaVac, devem aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue. Mas, se a vacina recebida foi a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de sete dias.


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]