Dólar com. 5.6093
IBovespa -3.39
28 de novembro de 2021
min. 25º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Música clássica, MPB e afoxé povoam cultura no Jaraguá
28/10/2021 às 15h00

Geral

Com programa de podcast, estudantes alagoanos estão incentivando espaços de aprendizagem e expressão na escola

Jovens criam um canal para se comunicar com a comunidade escolar semanalmente e são premiados por iniciativa

A pandemia de coronavírus fez com que as pessoas mudassem o modo de se relacionarem umas com as outras. Com isso, diversas plataformas digitais acabaram se destacando por ajudarem na proximidade entre a população. Como forma de apoiar a comunicação entre a escola e demais alunos no período de distanciamento social, estudantes da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios (AL), criaram o projeto Podcast Dando Trela. A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

A ideia surgiu após a chegada da pandemia, quando as escolas precisaram recriar o espaço de convívio acadêmico para o mundo virtual. Com isso em mente, os estudantes do ensino médio resolveram recriar tais espaços de conexão, olhando para suas próprias e múltiplas habilidades. Para isso, eles coletaram informações sobre os temas mais interessantes para todos da instituição, uniram o seu conhecimento sobre teatro e utilizaram todos os recursos midiáticos disponíveis para criar um podcast para se comunicar com a comunidade escolar semanalmente.
Protagonistas de todo o processo, os estudantes são responsáveis pelo roteiro, gravação e edição de cada episódio do podcast e, também, pela atualização dos conteúdos no perfil do Instagram . Apesar da ideia inicial ter sido abordar temas sobre a pandemia e como ela afetava a comunidade escolar, o grupo foi construindo um canal de comunicação para discorrer sobre assuntos de interesse para todos os estudantes da instituição. Após o lançamento, o projeto foi bem aceito pelos colegas e outras turmas da escola decidiram desenvolver os seus próprios podcasts. Clique aqui e confira mais informações sobre a iniciativa.
Sobre o Instituto Alana
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".


Fonte: 2PRÓ Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]