Dólar com. 5.6239
IBovespa 0.58
01 de dezembro de 2021
min. 23º máx. 32º Maceió
sol com poucas nuvens
Agora no Painel Boletim Covid-19: Alagoas registra 19 novos casos e duas mortes
25/11/2021 às 20h00

Geral

“Sonho de mais de 20 anos”, relembra Alexandre Ayres na inauguração da 1ª UTI de Pressão Negativa de AL

Divulgação

Foi inaugurada nesta quinta-feira (25), no Hospital Escola Drº Helvio Auto (HEHA), localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pressão negativa de Alagoas. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e o governador do Estado, Renan Filho, estiveram presentes na entrega do novo equipamento, UTI Drº José Maria Constant, que é indispensável em hospitais que tratam pacientes com doenças infectocontagiosas.

Para o gestor Estadual da Saúde, a entrega representa um sonho de mais de 20 anos dos profissionais que ali trabalham. “Esse é um momento histórico. Desde que eu cheguei tenho conversado com os profissionais de saúde aqui no Helvio Auto e todos estão muito emocionados. Esse hospital é o único em Alagoas que trata pacientes com doenças infectocontagiosas. Você pode ter a classe social que for, se você tiver com uma doença infectocontagiosa, você tem que ser encaminhado para cá. Nenhum outro hospital privado em Alagoas trata. E há 20 anos que esses profissionais se arriscavam no tratamento desses pacientes, sem o isolamento necessário”, explicou.

Dez leitos foram entregues com uma tecnologia de última geração, que permite uma técnica de isolamento fornecendo um ambiente estéril, totalmente fechado e com pressão abaixo da atmosférica normal, propícia à recuperação de pacientes com doenças infectocontagiosas por vias aéreas. O HEHA é uma unidade vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

De acordo com o projeto arquitetônico elaborado pela Assessoria de Serviços de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Pressão Negativa é uma tecnologia de ponta, altamente moderna. Por meio dela, um sistema de ventilação impede que o ar de dentro do quarto migre para outros compartimentos, evitando a contaminação e, no caso do novo coronavírus, a sua propagação para outras áreas da unidade hospitalar.

O Hospital Escola Drº Helvio Auto é o único em Alagoas que trata doenças infectocontagiosas. A obra orçada em R$ 3,6 milhões foi feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]