Dólar com. 5.1146
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/11/2021 às 10h30

Geral

Vigilância Sanitária leva ações educativas para comerciantes e comunidade

Durante a semana, órgão capacitou profissionais de beleza e jangadeiros e realizou ações educativas em escolas municipais

Coordenador da Vigilância municipal, Airton Santos. - Vigilância Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió promoveu ao longo desta semana uma série de capacitações sobre normas sanitárias e boas práticas de manipulação de alimentos. As atividades fazem parte do programa Cidadão de Olho Vivo, que busca atuar junto a segmentos econômicos da capital e também junto a comunidade, visando garantir a segurança de alimentos e serviços consumidos pela população.

    As ações da semana tiveram início na segunda-feira (22), com uma capacitação sobre normas sanitárias para 15 proprietários de salões de beleza e barbearias dos bairros Graciliano Ramos e Village Campestre. O encontro ocorreu na Associação dos Moradores do Graciliano Ramos e orientou esses profissionais sobre a correta esterilização dos instrumentos de trabalho e que problemas a não esterilização pode acarretar, a necessidade de higiene das mãos, a importância do Alvará Sanitário, entre outros. A palestra foi conduzida pelo coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos e pela médica veterinária e técnica da Vigilância, Isabelle de Oliveira.

    De acordo com Airton Santos, coordenador da Vigilância municipal, a atuação do programa Cidadão de Olho Vivo ocorre não só junto aos segmentos econômicos, mas também com a comunidade. “Buscamos nos aproximar das escolas, das associações de bairro, das empresas para realizar um trabalho educativo. Com empresas, para que elas ofereçam um serviço de qualidade e para a comunidade para que ela saiba identificar um bom produto ou mesmo ajudar a denunciar riscos sanitários que podem comprometer a saúde de todos”, explica.

    Palestras em escolas

    Na terça-feira (23) foi a vez de 40 professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Kátia Assunção, no bairro do Jacintinho. No local, o coordenador da Vigilância, Airton Santos e Vitorya Sarah, inspetora de alimentos da Visa, falaram sobre a importância do órgão para garantir a saúde da população e como a comunidade pode ajudar na tarefa da Vigilância, identificando estabelecimentos que apresentem algum risco sanitário.

      Já na quinta (25), foi a vez da Escola Municipal Pompeu Sarmento, na Serraria. Cerca de 40 alunos e professores também participaram de palestras sobre segurança alimentar e boas práticas de manipulação de alimentos, que foram conduzidas pelo coordenador Airton Santos e por Ricardo Walker, médico veterinário e inspetor da Visa.

      Capacitação para jangadeiros

      Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, 180 jangadeiros foram capacitados sobre protocolos sanitários da Covid-19 e boas práticas de manipulação de alimentos que são vendidos nas piscinas naturais de Maceió. A ação, que ocorreu na Colônia de Pescadores de Pajuçara, visa garantir um atendimento de qualidade aos banhistas que frequentam o local.

      Participaram da ação o coordenador Airton Santos e as palestrantes Vitorya Sarah e Rita de Cássia, da Inspetoria de Alimentos da Vigilância.


      Fonte: Ascom SMS

      Todos os direitos reservados
      - 2009-2024 Press Comunicações S/S
      Tel: (82) 3313-7566
      [email protected]