Dólar com. 5.1223
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/01/2022 às 11h00

Geral

É falso vídeo que associa morte de criança à vacinação contra a Covid-19

Imagens de um homem desesperado em hospital é de 2019, um ano antes do início da pandemia

Vídeo de homem desesperado em hospital é de 2019.

Um vídeo que circula em conversas de WhatsApp em que um pai aparece desesperado no hospital após perder o filho não tem qualquer relação com a vacina contra a Covid-19. A Prefeitura de Maceió alerta que não há nenhuma morte de criança relacionada ao imunizante pediátrico e reforça a importância da vacinação infantil para controlar o número de casos e óbitos pela doença.

No vídeo, um homem grita em um hospital enquanto é contido por seguranças. E a legenda diz "Vacinação mata criança na Paraíba". No entanto, as imagens foram gravadas em fevereiro de 2019, mais de um ano antes do início da pandemia, e no estado do Amazonas.

De acordo com a Maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus, o vídeo foi feito em suas dependências, após mãe e filho morrerem durante um procedimento obstétrico. Além disso, o Governo da Paraíba negou que tenha registrado qualquer óbito de criança causado pela vacina.

Vacina salva vidas

O vídeo com informações falsas tem circulado no WhatsApp desestimulando os pais a levarem suas crianças aos locais de vacinação. O secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, alerta que, ao contrário do que alguns pais estão acreditando, a vacina ajudou a salvar milhares de vidas e continua prevenindo novos casos de covid-19.

Em Maceió, o índice de óbitos pela doença era de 18% no início do ano passado, antes da campanha de imunização. Hoje, com cerca de 80% dos adultos e adolescentes vacinados na Capital, o total de mortes não passa de 1%.

"Esqueçam a Internet. O pai e a mãe têm que pensar: 'Se nós estamos vacinados, nossos filhos também têm que estar'. Quem autoriza a vacina é a Anvisa, a maior autoridade do Brasil no assunto. Não tem que se influenciar por notícias falsas, vamos vacinar e viver em segurança", cobrou o secretário.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]