Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/01/2022 às 15h30

Geral

Técnicos em contabilidade podem se registrar no CRCAL sem exame de suficiência

Decisão vale para formados até 2010 e auxilia profissionais a obterem registro no Conselho de Contabilidade para atuar no mercado de trabalho

Conselheiro Jordão Vieira Jr (à esquerda) e vice-pres. de Registro, Antônio Ricardo Guedes Lins, conversam sobre a valorização do técnico de contabilidade em Alagoas

Técnicos em contabilidade formados até 14 de junho de 2010 podem obter o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) sem exigência do Exame de Suficiência. O benefício foi garantido por uma resolução nacional, que estabelece as regras para emissão do documento em todo o país.Em Alagoas, os contabilistas que se enquadram na nova resolução já podem solicitar o registro ao CRCAL e ficarem aptos a exercer a profissão contábil no estado. Segundo a legislação do Conselho Federal de Contabilidade, técnicos e contadores só podem atuar estando devidamente registrados no conselho regional de sua jurisdição. 

O vice-presidente de Registro, Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCAL, Antônio Ricardo Guedes Lins, considera a Resolução do CFC nº 1.645/2021 um avanço para categoria. Atualmente, existem cerca de 1.050 técnicos com registro profissional ativo em Alagoas. 

“Defendemos que esta medida vai possibilitar às pessoas que concluíram há mais tempo o curso técnico de contabilidade a finalmente se regularizar e obter sua Carteira de Identidade Profissional no CRCAL. Lembrando que a não exigência do Exame de Suficiência não o desobriga de cumprir rigorosamente as regras e normas que regem nossa profissão”, comenta o vice-presidente Antônio Ricardo.

COMO FAZER

A solicitação do registro de técnico em contabilidade é feita pelo site da instituição, o www.crcal.org.br. Os profissionais contábeis devem acessar o link “Serviços On line” e em seguida “Acesso Público”.Nesta aba, é só clicar em “Solicitação de Registro” e seguir os passos. Será necessário anexar on line arquivos de documentos comprobatórios e pagar uma taxa à instituição. O número da Carteira de Identidade Profissional é emitida digitalmente cerca de 48 horas após a conclusão do processo.

Para o Conselheiro do CRCAL e Técnico em Contabilidade, Jordão Vieira Júnior, mais que facilitar a regularização, a nova resolução mostra como a valorização deste profissional tem crescimento em âmbito nacional. 

“Estes contabilistas exercem quase todas as funções de um contador, como assinar balanços, fazer lançamentos contábeis, preparar emissão de guias de recolhimento, controle financeiro e etc, com exceção de auditorias e perícias. Então é uma força de trabalho muito importante para o mercado como um todo e que o CRCAL quer agregar mais e promover o desenvolvimento desta classe”, opina o conselheiro.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]