Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/01/2022 às 16h22

Geral

HGE destina nove leitos de UTI para pacientes com doenças respiratórias graves

No momento, dos nove leitos, cinco estão com pacientes com doenças respiratórias graves

Com o aumento de internações causadas por Síndromes Gripais em Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, se adianta na articulação para uma possível nova onda da pandemia de Covid-19, combinada com os casos de Influenza. Desse modo, nove leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já foram destinados para acolher, exclusivamente, os casos de Síndromes Respiratórias e cinco deles já estão ocupados. 

Os cinco pacientes não estão diagnosticados com a Covid-19, nem com o vírus da Influenza. Eles apresentam doenças respiratórias graves causadas por pneumonia bacteriana, edema agudo no pulmão, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Todos estão entubados, sedados, aos cuidados de especialistas multidisciplinares.

“Nós estamos realizando uma série de ações preventivas, como mudanças de fluxos, restrições de visitas e acompanhantes, adequações de procedimentos padrões, mudanças de perfis em alas e abertura de diálogo com os profissionais. Isso está permitindo que o nosso ambiente de trabalho fique menos tenso, mais esclarecido e mais acolhedor ao doente”, avaliou o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira.

Os pacientes com Síndromes Gripais estão recebendo o primeiro atendimento prioritariamente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os casos mais graves são encaminhados para os Hospitais da Mulher (HM) e Metropolitano de Alagoas (HMA). Outros podem chegar ao HGE devido a complicações, cujo tratamento é de sua referência, ou por diagnóstico durante o atendimento a outra patologia.

“O que pedimos a todos neste momento é que sigam com as orientações preventivas, que estão além do uso de máscara, da higienização das mãos e do ambiente com aglomeração de pessoas. É importante que todos evitem acidentes, fortaleçam a saúde e sigam com todas as orientações dadas pelo médico, principalmente aqueles que convivem com doenças crônicas”, orientou a supervisora médica, Rosana Veras.


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]