Dólar com. 4.7295
IBovespa 0.58
28 de maio de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar até R$ 1 mil do FGTS
26/01/2022 às 08h00

Geral

Prefeitura de Coruripe inicia projeto de castração de animais pelo Pontal

Cerca de 100 animais, entre cães e gatos, estão sendo castrados em mutirão

Divulgação

A Prefeitura de Coruripe, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, deu início nesta terça-feira (25), ao Projeto Castra Amigo. A ação aconteceu no povoado Pontal e tem como objetivo realizar o controle reprodutivo dos animais de estimação por meio da castração.

Ao todo foram 50 animais, sendo 20 cadelas, 10 cães, 10 gatas e 10 gatos. No próximo sábado (29) mais 50 serão castrados no Pontal. O serviço é gratuito para a população de baixa renda.

A escolha do Pontal de Coruripe, para dar início ao projeto, se deu a partir de um levantamento realizado pelos agentes municipais de saúde. "Na oportunidade, verificou- se que existe uma população de animais que se enquadram nos critérios necessários para participar do projeto, com uma quantidade compatível do que pretendíamos realizar nessa primeira etapa, que seria 100 castrações. Após a conclusão dessa primeira etapa, iremos mensurar como foi toda logística, para que possamos replicar nos demais bairros e povoados do município. A ideia é que ao longo do ano todos os animais do município que se enquadrem no perfil sejam contemplados com a castração", explicou Luana Spotorno, secretária de Meio Ambiente e Turismo.

Para ter acesso ao programa, os tutores, que precisam obrigatoriamente estar incluídos no CadÚnico, fizeram um cadastro entre os dias 18 e 20 de janeiro. Embora os animais sejam responsáveis, 95% são considerados semi domiciliados – ou seja, ficam mais tempo na rua do que em casa.

"A população de cães de rua acaba sendo grande, justamente por serem oriundas de ninhadas indesejadas de animais que têm dono, mas que vivem a maior parte do tempo na rua. Ao fazer a castração dos animais que possuem donos, vamos começar, realmente, a fazer esse controle da reprodução dos animais aqui no município", pontuou Priscyla Lobo, coordenadora do Projeto Castra Amigo.

Indicação Parlamentar

O prefeito Marcelo Beltrão sensível à causa animal no município de Coruripe atendeu a indicação do vereador Gutte Breda para viabilizar o Projeto Castra Amigo.

O autor da indicação nº 13/2021, cuja proposta trata da criação do Programa de Castração de Animais no município, vereador Gutte Breda, esteve presente no primeiro dia da ação e falou sobre a importância do projeto.

"Estamos felizes em ver na prática esse projeto tomando forma com o início da ação de castração. A causa animal é um pleito de grande parte da população, então levei ao prefeito Marcelo e ele sensível a esta causa nos deu todo apoio. A procriação desenfreada é algo que afeta a saúde pública e o Castra Amigo vai contribuir diretamente para melhorar essa situação em todo o município", destacou o vereador.

A tutora das cadelas Juju, Xuxu e Nina, Ida Maria, frisou que o Castra Amigo é um projeto muito legal e que vai beneficiar as pessoas carentes que gostam de animais, mas que muitas vezes não conseguem realizar alguns procedimentos por falta de dinheiro.

"Hoje trouxe a Nina e a Juju para serem castradas, a Xuxu não tem mais idade, elas são muito especiais para mim, são parte da minha família e quero o melhor para elas. Com a castração vou ficar mais tranquila quando sair com elas e também quando elas derem aquela fugidinha que às vezes acontece. Esse projeto é muito importante para atender as famílias carentes, que não teriam condições de castrar seus animais se não fosse o Castro Amigo. Parabéns aos envolvidos", encerrou com um sorriso largo a artesã.

O prefeito Marcelo Beltrão acompanhou a ação e falou sobre o Castra Amigo. "Nosso foco é atender pessoas de baixa renda nessa primeira etapa, para fazer o controle populacional dos animais domésticos, em outro momento vamos estender o projeto para os animais de rua. Pretendemos avançar nas políticas públicas da causa animal em Coruripe, mostrando para a população que cuidar desses animais é um dever de todos", pontuou o prefeito.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]