Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/01/2022 às 11h00

Geral

É falso que menina tenha sofrido parada cardíaca por causa da vacina contra covid-19

Análise do Ministério da Saúde descartou evento adverso pós-vacinação; criança do interior de São Paulo possui doença rara e sofreu uma crise de taquicardia

Secom Alagoas

Circula nas redes sociais a afirmação de que uma menina de 10 anos, do município de Lençóis Paulista, teria sofrido uma parada cardíaca por causa da vacina contra a Covid-19. A afirmação é falsa. O Ministério da Saúde divulgou que a análise do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de São Paulo descartou o caso como efeito adverso da vacina e concluiu que a criança possui a síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW).

Em 19 de janeiro, a Prefeitura de Lençóis Paulista suspendeu por sete dias a vacinação infantil no município enquanto investigava o caso de uma menina de 10 anos que apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou 12h depois da vacinação. Após a informação se espalhar, muitas mensagens foram compartilhadas na tentativa de relacionar o problema de saúde com a aplicação do imunizante da Pfizer.

“Mal começou a vacinação infantil e já tem registro de uma criança com parada cardíaca 12 horas após a vacina em Lençóis Paulista. Negacionistas somos nós, né?”, afirmou um usuário no Twitter, deixando transparecer que é contra a vacinação.

Não é verdade que o quadro de saúde que levou a criança a ser atendida em um hospital particular tenha relação com a vacina contra a Covid-19. O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de São Paulo descartou a possibilidade do caso ser um efeito adverso da vacina. O órgão foi notificado sobre o caso e realizou a investigação com mais de 10 especialistas do Grupo de Trabalho em Eventos Adversos Pós-vacinação da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações.

nota do governo de São Paulo informou que a criança foi imunizada com a técnica correta, com o imunizante do fabricante Pfizer correto para a faixa etária e devidamente condicionado. A investigação foi conduzida de forma conjunta pelo Governo do Estado, através da Divisão de Imunização e dos Grupos de Vigilância Epidemiológica de Botucatu e Bauru – CVE, e pelo município de Lençóis Paulista.

“Concluiu-se que a paciente tem uma pré-excitação no eletrocardiograma, característica da síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). Esta é uma condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia. Algumas destas crises podem ter frequência muito alta, levando até a síncope ou mesmo morte súbita, apontou a análise.

O CVE também acrescentou que a família desconhecia o problema de saúde da criança e reforçou que não se trata de efeito adverso da vacina. “A síndrome de Wolff-Parkinson-White, até então não diagnosticada e desconhecida pela família, levou a criança a ter uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidade hemodinâmica. Não existe relação causal entre a vacinação e o quadro clínico apresentado, portanto, o evento adverso pós-vacinação está descartado”, concluiu.

O Ministério da Saúde também divulgou a nota técnica com o resultado da análise. O documento detalhou ainda que o quadro de saúde da criança foi revertido após atendimento médico e que ela permanece estável e sendo monitorada.  A Prefeitura de Lençóis Paulista retomou a vacinação infantil nesta terça-feira (25).

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas e outros temas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.


Fonte: Secom Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]