Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/04/2022 às 07h41

Geral

A Cura do que não tem cura

Novo espetáculo de Deborah Colker desnuda possibilidades na ciência e na fé

Divulgação

Por Eliane Aquino

Do que fala “Cura”, o espetáculo de Deborah Colker em cartaz desde o ano passado e que chegou ao Teatro Gustavo Leite, aqui em Maceió? Fala de ciência, de fé, de luta e superação, fala de resistência à discriminação e ao preconceito, traz na essência a emoção que inspira a bailarina e coreógrafa no palco, em um paralelo direto com a vida pessoal da artista. Deborah, nos últimos anos, dedicou-se a buscar uma solução para a doença genética rara de seu neto Theo, de 12 anos, a epidermólise bolhosa. “Eu fui buscar em povos, cultura, religiões, textos e saberes que buscam a Cura. Fiz uma ponte entre a fé e a ciência. Se aproximar da dor do outro é curar, visitar é curar. Percebi a dualidade da Cura e da doença, do grito e do silencio, de aceitar e lutar”, enfatiza. 

 E para ajudá-la a levar essa história ao palco, Deborah estabeleceu parcerias com o rabino e escritor Nilton Bonder, responsável pela dramaturgia, e Carlinhos Brown na concepção musical. Ela também percorreu caminhos geográficos. Foi a Moçambique, foi à Bahia, se encantou pela história do orixá Obaluaê, filho de Nanã, criado por Iemanjá, que abre o espetáculo, contada pela voz do próprio Théo. O “Cura”, com 14 bailarinos, traz cinco personagens que “vão costurando essa aventura que termina na alegria, e na gratidão de poder fazer parte dessa grande festa que é a vida”, destaca a bailarina e coreógrafa. “As vezes a cura não é física, é emocional, ou intelectual, ou espiritual, é de possibilidades a linguagem do “Cura”, define a artista. 

A coreógrafa concebeu o projeto em 2017, mas foi no ano seguinte, com a morte de Stephen Hawking, que encontrou o conceito. Embora acometido por uma doença degenerativa, a ELA (Esclerose lateral amiotrófica), o cientista britânico viveu até os 76 anos e se tornou um dos nomes mais importantes da história da física. Deborah percebeu que há outras formas de cura além das que a medicina possibilita. “Quando foi diagnosticado, os médicos deram a Hawking três anos de vida. Ele viveu mais 50, criativos e iluminados”, lembra Deborah. 

O “Cura” estreou em 6 de outubro de 2021, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e passou por nove cidades, com um total de 48 apresentações, e um público total de 50.000. Já a turnê 2022 iniciou com temporada no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro entre 27 de fevereiro e 20 de março. Durante o ano de 2022, todas as apresentações do espetáculo contam com audiodescrição para deficientes visuais. 

 Deborah não dança mais, a cada espetáculo ela confessa que se sente mais diretora e coreógrafa do que bailarina. O último espetáculo em que ela dançou foi em 2011, com “Tatiana”, o qual ela criou pensando em si própria. Aliás, sobre inspiração, Deborah revela que tem que haver “conexão”, e, sim, nem sempre é fácil: “Às vezes (o processo) começa como um papel em branco, faço um roteiro, aí não é aquele, aí faço outro... As vezes um espetáculo para chegar ao roteiro final, eu preciso escrever 11, 12, 13 roteiros... É um processo de pesquisar, investigar espaços novos, objetos novos, já pesquisei cordas, rampas, a parede, a roda, espaços restritos entre os vasos, são situações, aventuras totalmente novas, situações desconhecidas que precisamos desenvolver uma técnica, uma linguagem, tudo novo, mas é tudo muito inspirador”. 

“Há também momentos muitos estimulantes, momentos em que você sabe que é aquele o caminho, aí você, tenta, tenta, e não consegue nada... Com as cordas, por exemplo, foi muito difícil, as caixas também não foram fáceis deslocá-las, construir alguma coisa com elas, então, muitas vezes é até desesperador um processo de criação, e eu ali, na liderança, tenho que saber até onde podemos ir sem nos desgastar, sem perder energia, por outro lado, também tem as vezes que dá tudo certo, é preciso ter paciência obstinação”, acrescenta a coreógrafa, que se considera exigente no trabalho, e brinca: “Com as cordas, por exemplo, as vezes os bailarinos querem me matar durante os ensaios” (risos).

E sobre voltar ao palco alagoano, diz Deborah Colker: “Voltar para Alagoas é ótimo! Alagoas é lindo, é sempre um público tão receptivo, que participa e joga o jogo que é o teatro”. Em Maceió, a produção do espetáculo é de Sue Chamusca e Silvana Valença. 

Sobrevivência digna na pandemia 

Segundo Deborah, sobreviver nos últimos dois anos de pandemia da covid-19, “foi muito difícil e doloroso”. “Em 2020 não tivemos nem o patrocínio e principalmente a ausência do público, que é extremamente importante para as finanças da Companhia. Tivemos que reduzir elenco e administrativo, o que para uma Companhia de Dança, que leva anos para que uma pessoa se adapte a linguagem da Cia, e claro, que não só isso, a dificuldade de cortar aleatoriamente. São escolhas de Sofia”, conta. 

E acrescenta: 

“Felizmente, acho que atravessamos (apesar das dores) dignamente esta fase. Voltar também é complicado, todos perdemos um pouco o traquejo, muita poeira à sacudir, as pessoas têm que entender novamente o funcionamento desta engrenagem. Não é fácil, aliás nunca foi, mas precisamos voltar com força e procurando azeitar esta máquina. Tivemos muita luz, ao encontrarmos o Instituto Cultural Vale e a Prefeitura do Rio de Janeiro, nossos grandes parceiros. Claro que 20 meses parados cobra seu preço, vamos ter um longo tempo de re­cuperação. Sem dramas. É a vida!” 

 Prestígio e prêmios, no Brasil e exterior 

A Companhia de Dança Deborah Colker foi crida em 1994 e se mantém até hoje como uma das mais premiadas e prestigiadas no Brasil e no mundo, recebendo em 2018 o Prix Benois de la Danse de Moscou, o mais importante prêmio da categoria. Recebeu ainda um Laurence Olivier em 2001, célebre prêmio inglês, concedido pela The So­ciety of London Theatre, pelo es­petáculo Mix. Em 2009, Deborah Colker foi convidada pelo Cirque du Soleil para criar o novo espetáculo da companhia canadense, Ovo, sen­do a primeira mulher a criar e diri­gir um espetáculo para o Cirque. 

Em 2016, foi a diretora de movimento da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, evento transmitido para mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. Ao longo destes anos, a Companhia já realizou mais de 1.600 apresentações, em cerca de 65 cidades e em 32 países, atingindo um público de mais de 3.000.000 de pessoas. 


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]