Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/04/2022 às 07h43

Geral

Criançada curte e aprova áreas de lazer entregues no Vergel do Lago

Projeto Amo a Lagoa cria ‘Rua Aberta’, levando diversão às famílias

Edvan Ferreira/Secom Maceió

Por Cadu Epifânio

A infância de centenas de crianças que hoje moram no entorno da Lagoa Mundaú, sobretudo no bairro do Vergel, está sendo bem mais legal. Tudo porque a Prefeitura de Maceió revitalizou a região e está dando um banho de cidadania e dignidade, oferecendo entretenimento e lazer aos seus moradores. Agora, as famílias que moram por lá terão uma Rua Aberta para chamar de sua.

“Em lugar nenhum está escrito que coisa boa pode ter apenas na orla [marítima]. A gente também tem nossa orla e vou dizer: aqui tá bem melhor que a Ponta Verde”, sentenciou José Inácio dos Santos, 45. Torneiro mecânico, morador do Vergel a vida toda, e pai de um adolescente, Rafael Santos, 16, e de uma menina de 11 anos, a Clara Maria Santos.

Ele tinha acabado de cumprimentar o prefeito JHC pessoalmente, durante uma visita ao bairro. O momento de agradecimento ocorreu quando os traços finais da área estavam sendo realizados.

“É mais uma área de convívio em nossa Maceió. Fizemos meio fio, pisto tátil, trouxemos playground, pintamos, cuidamos. Tem caixa de areia, teremos futmesa, balanços. Este é o nosso projeto Amo a Lagoa e faremos muito mais nesta região”, disse o prefeito JHC, que confirmou que a área acabou se transformando em um parque retilíneo.

Trata-se de um trecho de 800 metros da avenida principal da orla da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago. O local foi transformado em um parque lagunar, com brinquedos, ciclovia, grama e areia da praia, em um espaço integrado semelhante ao da “Rua Aberta”, na Ponta Verde.

Serão cinco brinquedos de madeira, como gangorra, escorrega e balanço, integrados por uma pintura artística no asfalto para criar o novo ambiente de lazer.

“Nunca tinha visto isso por aqui. Tá muito lindo”, disse a jovem Mellissa Emyli, de 10 anos. Ela e suas amigas estavam brincando nos novos brinquedos de madeira. Assim como os primos, Mardoqueu e Andriel Oliveira, que já aproveitam com os amigos e aprovaram as mudanças. Eles contam que antes o espaço tinha muito lixo e pedra, mas agora com a grama podem jogar futebol.

A ‘Rua Aberta’ da Lagoa fica ao lado do residencial Parque da Lagoa, onde são construídos 56 prédios para abrigar 1.700 famílias. Além delas, moradores de toda a região lagunar poderão desfrutar do espaço. Este é apenas mais um espaço na orla lagunar que está sendo recuperado. Outros pontos já receberam a intervenção do Município e também viraram nova opção de lazer, como o local que está o balanço do Vergel, que está mais ao Norte, de onde está a ‘Rua Aberta’.

Alexandre Alves tem 12 anos e também aprovou a iniciativa. “Aqui não tinha lazer e agora tenho vindo brincar todo dia. Gostei de tudo que foi colocado”, disse o garoto bem animado.

Revitalização

Antes da implantação do parque lagunar, a área passou por limpeza, reformas na calçada e ciclovia, recebeu novo asfalto, melhorias no canteiro com aplicação de grama e areia da praia, reforço na iluminação e outros serviços.

De acordo com a Prefeitura de Maceió, esta é a quarta etapa do projeto “Eu Amo a Lagoa”, que é realizada de forma simultânea à segunda e terceira etapas, onde serão reformadas três quadras esportivas e criadas mais duas áreas de convivência.

Atualmente, as áreas passam por limpeza, reposição de meio-fio, pintura de faixas e de ciclovia e outros serviços. Na primeira etapa, foi instalado um balanço gigante de madeira e um parquinho sustentável.


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]