Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/04/2022 às 07h44

Geral

Salles Tenório:40 anos servindo cores, arte e educação

Isaac Neves

Por Nicollas Serafim/Blog Aqui Acolá 

As tradições e cores dos folguedos e da cultura popular alagoana acompanham a trajetória artística de Salles Tenório há muito tempo. Com 40 anos de atuação, o artista visual é um dos mais longevos em intensa produção cultural em Maceió e conversou com o Aqui Acolá sobre suas motivações e percepções artísticas, assim como também sobre sua atuação enquanto professor de desenho e pintura, ofício nobre e importante, no qual ele vem educando e formando artistas desde os anos 1980. 

Salles é maceioense e despertou para a sensibilidade artística muito cedo, o que chamou a atenção de sua irmã Graça Tenório que o levou para estudar com Getúlio Motta e depois com Pierre Chalita, baluartes da pintura alagoana nos anos 70. Ele conta que descobriu seu real potencial quando percebeu que pessoas não ligadas a ele passaram a se interessar pelo seu trabalho. A partir de então, começou a desenvolver sua pintura, sempre procurando ampliar os horizontes para sua arte. 

“No início mostrava meus trabalhos diretamente a amigos, depois aos amigos de amigos, até que comecei a expor em galerias e hoje divulgo também em redes sociais”, comenta ele. Além da prática, Salles é formado em Educação Artística pelo Centro Universitário CESMAC desde 1982. “Eu me considero uma pessoa polivalente, tenho um leque muito grande de técnicas, o que facilita para expressar o que eu quero mostrar”, revela. “Desde desenho a pintura, da escultura à papietagem e também em teatro como cenógrafo e figurinista”. 

O foco de suas obras está bem destacado no folclore popular, nos folguedos alagoanos, as crenças e o dia a dia do povo que vive e brinca neste chão. Além das telas tradicionais em acrílico, Salles também os retrata sob a forma de estandartes. “Gosto de trabalhar com a alegria das formas e das cores. Hoje em dia eu desenvolvo um trabalho menos figurativo e mais espontâneo, despojado e orgânico”. 

Durante os anos de trabalho foi evoluindo e experimentando, ilustrou livros e foi incluído em catálogos de artes em Alagoas e São Paulo. Já participou de inúmeras exposições coletivas e individuais. “Para mim a mais importante foi a primeira na Linea, uma extinta loja de decoração que ficava no comércio de Maceió”, revela ele. “Foi uma mostra de curadoria do Pierre Chalita e da Solange Lages”. Também fez parte do projeto Velas Artes das Casas Jardim, do projeto Arte Contemporânea das Alagoas do Hospital Veredas, dentre outras exposições em galerias como a Gamma, do Teatro Deodoro e fora de Alagoas já expôs em São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. 

Sua escola, localizada no Centro da cidade, é uma das mais antigas em atividade no estado e tem papel fundamental na disseminação da arte em Alagoas. “Na escola atualmente eu ensino todas as técnicas de desenho e pintura, mas no passado também já tivemos aulas de xilogravura, cerâmica, papel machê e outros”, comenta. “Por aqui passaram inúmeras pessoas durante todos esses anos, impossível de contar. Mas alguns se consagraram em nossa arte como Persivaldo Figueirôa, Adriana Jardim, Eduardo Bastos, Zita, Gorete Brandão e muitos outros”. Além disso, também é professor colaborador no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), também no centro. 

Para Salles, a arte é simples, do cotidiano, é como respirar e olhar para o mundo. “Eu vivo da arte, porque a arte vive de mim”, reflete. “A importância da arte para o ser humano está no seu dia a dia. Ela lhe faz ver coisas, situações, objetos, tudo de uma outra maneira. Até no seu vestir, na sua própria casa e não só em se tornar um artista propriamente. ” Com o vigor ainda incansável, Salles não pensa em parar de produzir e ensinar tão cedo. “Pretendo continuar ensinando e trabalhando até quando me for permitido, pois sempre aprendendo coisas novas com os alunos”.


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]