Dólar com. 4.8785
IBovespa 0.58
22 de maio de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo
14/05/2022 às 13h00

Geral

Grupamento especial da Guarda Municipal garante segurança aos agentes da SMTT

Durante as fiscalizações, os guardas municipais do Grupamento de Apoio à SMTT da GMM trabalham em parceria com os fiscais de trânsito

Joyce Juliana / Ascom SMTT

Quando o mês de maio chega, ele traz consigo a cor amarela, para conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito. Com esse intuito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza diariamente diversas ações, e, para garantir a segurança desses servidores, a Guarda Municipal de Maceió (GMM) tem um grupamento especial: o Grupamento de Apoio à SMTT (GAS), com agentes de segurança capacitados a suporte ao órgão de trânsito nas ruas da capital alagoana.

Criado em 2019, o grupamento da Guarda Municipal de Maceió (GMM) conta com 16 guardas municipais, trabalhando em conjunto com os agentes da SMTT, para garantir a segurança dos fiscais de trânsito.

Equipes do GAS e da SMTT trabalham juntas trazendo mais segurança às ruas de Maceió. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs
Equipes do GAS e da SMTT trabalham juntas trazendo mais segurança às ruas de Maceió. - Alberto Jorge / Ascom Semscs

“Nosso apoio aos agentes da SMTT é o da segurança. Nós acompanhamos ações e damos suporte nas fiscalizações do órgão municipal de trânsito.  O nosso trabalho é muito importante, porque garantimos a segurança dos agentes e também da população, explicou o subinspetor da GMM e coordenador do GAS, Josivaldo Nascimento.

Ainda segundo o coordenador do GAS, diariamente, os agentes municipais de segurança acompanham cerca de 20 ações do órgão de trânsito como nas fiscalizações de carros e motocicletas, condutores inabilitados e o reboque dos veículos que estão com a documentação em situação irregular.

As equipes do GAS têm à disposição uma viatura exclusiva, com a mesma identificação visual dos carros da SMTT, para acompanhar os agentes de fiscalização de trânsito. Os guardas municipais também possuem a disposição equipamentos não letais como arma de choque, spray de pimenta, bastão retrátil, colete balístico, cones e fita zebrada.

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Alex Pereira, reforçou a importância da parceria entre a GMM e a SMTT.

“O trabalho conjunto entre as duas instituições faz aumentar a sensação de segurança da população. Os guardas municipais se fazem presente para, além de apoiar as ações da SMTT, garantem a segurança dos agentes de fiscalização de trânsito. Para desenvolver essas ações, o GAS recebe um treinamento especifico voltado para situações de trânsito justamente para dar todo esse suporte necessário aos agentes da SMTT nas ruas da capital alagoana, tanto na organização do transito quanto no combate as irregularidades”, afirmou o secretário adjunto da Semscs.

Em diferentes cursos oferecidos pela Semscs aos Guardas Municipais de Maceió, os agentes de segurança receberam treinamento de abordagem de pessoas e veículos. Mais uma qualificação que garante o crescimento profissional e institucional dos servidores.

Segundo o superintendente da SMTT, André Costa, o trabalho em conjunto dos agentes de segurança e dos agentes de trânsito é uma parceria muito importante que garante a segurança da equipe e da população em qualquer área da cidade.

“É uma das parcerias mais importantes que a SMTT tem. O GAS trabalha diariamente junto aos agentes e fiscais de trânsito, sendo um trabalho fundamental, porque garante a segurança e dá um grande reforço para que os agentes possam cumprir as missões diárias, em qualquer bairro e em qualquer área da cidade. Esse trabalho em conjunto faz com que a prefeitura cresça cada vez mais e os maceioenses possam viver com mais segurança viária”, disse o superintendente.

Agentes municipais de segurança pública realizam, diariamente, cerca de 20 ações dando suporte à SMTT. Foto: Izabel Lopes / Ascom Semscs
Agentes municipais de segurança pública realizam, diariamente, cerca de 20 ações dando suporte à SMTT.  -  Izabel Lopes / Ascom Semscs

Maio Amarelo

A campanha surgiu em 2014 com o intuito de chamar a atenção para a segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. O mês de maio foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que em 11 de maio de 2011 decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

A campanha nacional do “Maio Amarelo” 2022 tem como tema “Juntos salvamos vidas”, a iniciativa busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a prevenção de acidentes e chamar a atenção da sociedade sobre a responsabilidade ao volante. A cor amarela usada na campanha faz alusão ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza alerta no trânsito.


Fonte: Ascom Semscs

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]