Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/05/2022 às 15h00

Geral

Defesa das prerrogativas da advocacia deve ser luta constante de novo desembargador do TJ

Divulgação

O advogado é ator fundamental ao funcionamento da justiça. E para que sua atuação seja plena, o respeito às prerrogativas deve ser garantido, assim como determina a lei, criadas para assegurar o amplo direito de defesa de qualquer cidadão. As prerrogativas profissionais não devem ser confundidas com privilégios, pois tratam apenas de estabelecer garantias para advogadas e advogados enquanto representantes de legítimos interesses de seus clientes.

O quinto constitucional está previsto no artigo 94 da Constituição Federal de 1988 e garante um quinto das vagas de determinados Tribunais brasileiros aos advogados e membros do Ministério Público, e não por magistrados de carreira. A escolha de advogados para integrar o sistema de Justiça proporciona equilíbrio e harmonia dentro de um órgão tão fundamental que garante a defesa dos direitos dos cidadãos.

Na disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, o advogado Alberto Maya, apresenta como uma de suas principais bandeiras a defesa dessa garantia prevista no Estatuto da Advocacia.

“O atendimento humanizado à advocacia é uma necessidade, não havendo uma relação de hierarquia ou subordinação do advogado perante o Judiciário. Com isso, teremos uma justiça fluindo já que forma-se uma corrente de respeito, compromisso e empatia entre desembargadores e a classe advocatícia. É fundamental que o judiciário ouça advogados, reconheça o trabalho desprendido e acima de tudo, proporcione o livre acesso para que os processos andem conforme deve acontecer dentro do Judiciário. O maior beneficiário é a sociedade”, colocou Maya.

Os mais votados, em eleição realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), terão os nomes encaminhados, pelo Presidente do Conselho da Ordem, ao Tribunal de Justiça de Alagoas que, por nova votação, formará a lista tríplice. Esta será enviada ao governador do Estado responsável por escolher um de seus representantes para nomeação ao cargo de desembargador.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]