Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/05/2022 às 21h30

Geral

Aberta a 6ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista no TRT-19

Regional trabalhista já realizou vários acordos no primeiro dia

Divulgação

Teve início, nesta segunda-feira (23/5), a 6ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista. O Tribunal do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) transmitiu, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc), a cerimônia de abertura realizada no TRT12 (SC). O juiz Flávio Luiz da Costa, coordenador do Cejusc, deu as boas-vindas aos participantes das audiências, desejando-lhes bons acordos e destacou a oportunidade de se primar pela pacificação social.

De acordo com o magistrado, a Semana de Conciliação é um momento de grande empenho para que se possa alcançar o maior número possível de soluções consensuais nos processos que estão tramitando. ''Aqui é a casa das partes. Nosso lema é sempre conciliar. Realizamos um conjunto de ações para se proceder ao acordo. Precisamos estar sempre atentos e realizar escuta ativa", pontuou.

Na sequência, o magistrado transmitiu a palavra ao advogado José Marinho, que salientou ser a conciliação a melhor opção. ''Eu recentemente fiz um acordo aqui no Cejusc em um processo que tramitava há 15 anos", destacou.

A advogada Juliana Vasconcelos também se pronunciou. Ela disse que a conciliação representa o olhar para as duas partes. "Estamos lidando com vidas. Sempre converso com o reclamante e falo que a conciliação é mesmo o melhor caminho para as partes envolvidas '', observou.

Na manhã do primeiro dia, vários acordos já haviam sido feitos. Uma dessas conciliações foi homologada com a trabalhadora Ruth Carvalho dos Santos. Ela participava pela primeira vez de uma audiência. ''Cheguei aqui um pouco apreensiva. Mas, durante a audiência, fui ficando descontraída. Senti segurança com a assistência de todos. Saio daqui satisfeita com o acordo que fiz", disse.

A advogada de Ruth Carvalho, Déborah Karla Costa, observou que o clima no Cejusc é muito favorável para promover a harmonização das relações. "Aqui tudo fica muito mais ameno e observamos uma quebra de tensão. É menos formal”, ponderou.

As audiências ocorrerão ao longo da semana e serão encerradas nesta sexta-feira (27/5). A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi criada em 2015 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem o objetivo de implantar medidas que deem celeridade aos processos trabalhistas e aperfeiçoem os meios consensuais de solução de conflitos. 

Durante a semana, os 24 Tribunais Regionais do Trabalho realizam mutirões, com a participação de magistrados e servidores de 1º e 2º graus ativos e inativos que integram as equipes de forma voluntária.


Fonte: Ascom TRT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]