Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/05/2022 às 22h00

Geral

Governo encaminha projeto que altera formato do sistema gestor metropolitano de Maceió

Assembleia e Conselho de Desenvolvimento tiveram alterações na composição e peso dos votos

Proposta busca, entre outras coisas, alterar a proporcionalidade dos pesos dos integrantes da Região Metropolitana de Maceió

O Governo de Alagoas encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar que altera a proporcionalidade dos pesos dos integrantes da Região Metropolitana de Maceió. A iniciativa atende às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao processo de divisão dos recursos da concessão dos serviços da Casal. O texto será publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (23).

A proposta, com os dispositivos da Lei Complementar n° 50, busca, entre outras mudanças, que a Assembleia Metropolitana, instância colegiada do Sistema Gestor da RMM, será composta pelos prefeitos dos 13 municípios integrantes da Região Metropolitana de Maceió, cujos votos terão peso conjunto de 50; e será composta também pelo governador ou pelo vice-governador, ou ainda, por um representante do Executivo do Estado indicado pelo governador, cujo voto terá peso 50.

Outra alteração no texto refere-se à composição e peso dos votos do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (CDM), que será uma instância executiva do Sistema Gestor do RMM. De acordo com o PLC, o Conselho será formado pelo governador ou pelo vice-governador, ou ainda, por um representante do Executivo estadual indicado pelo governador, cujo voto terá peso 50; e também pelos prefeitos dos 13 municípios integrantes da Região Metropolitana de Maceió, cujos votos terão peso conjunto de 50.

“Essas mudanças atendem ao que determinou o STF para o melhor funcionamento do Sistema Gestor da Região Metropolitana de Maceió. Nosso foco é oferecer serviços de qualidade para a população, cumprindo o nosso dever constitucional”, destacou o governador Paulo Dantas, confiante no apoio dos deputados que já estão analisando esse tema.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]