Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
26 de junho de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Atrações de vários estilos musicais vão esquentar o sábado junino em Maceió
24/05/2022 às 18h01

Geral

Defesa Civil intensifica trabalho no período chuvoso

Equipes do setor operacional continuam nas ruas

Agentes operacionais realizam vistorias nos pontos de risco. - Ascom Defesa Civil

Durante o período chuvoso, a Defesa Civil de Maceió realiza um importante trabalho, principalmente, junto às pessoas que residem nas áreas de risco em toda a cidade. Desde o último final de semana, quando houve previsões de chuvas intensas, os agentes operacionais intensificaram os trabalhos, visitando os bairros com pontos mais críticos como Chã da Jaqueira, Jacintinho e Benedito Bentes.

Desde a madrugada desta terça-feira (24), os agentes acompanharam uma ocorrência no Flexal de Cima, Bebedouro, onde houve um deslizamento. “Parte de uma barreira deslizou, atingindo uma residência que colapsou parcialmente. Retiramos as pessoas da casa que foram atingidas e de mais sete casas ao redor”, explica o coordenador geral, Abelardo Nobre.

Equipes da Defesa Civil acompanharam a ocorrência no Flexal de Cima desde a madrugada desta terça-feira. Foto: Isabela Keyla/Ascom Defesa Civil
Equipes da Defesa Civil acompanharam a ocorrência no Flexal de Cima desde a madrugada desta terça-feira. - Isabela Keyla/Ascom Defesa Civil

A Diretoria Social da Defesa Civil fez o encaminhamento e acompanhou as famílias até o Centro de Atendimento Socioassistencial da Prefeitura de Maceió (CASA), para o cadastro no aluguel social. “Por precaução, para que não haja nenhum dano às famílias dessas residências, fizemos a evacuação do local e isolamos a área”, acrescenta o diretor operacional, Anderson Daniel.

Por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC), o órgão acompanha a previsão de chuvas e emite as mensagens de aviso de alerta, via SMS, para a população, quando há necessidade, como foi o caso da manhã desta terça-feira.

“Ainda estamos em estado de atenção, com possibilidade de entrarmos em alerta, pois a previsão é de que as chuvas continuem caindo hoje, e nos próximos dias”, informa o meteorologista do CIMADEC, Hugo Carvalho. Ele acrescenta ainda que os pluviômetros (equipamentos que registram a quantidade de chuvas) registraram em média de 45 mm em toda a cidade, com mais intensidade na Cidade Universitária, marcando 62 mm e 51 mm no Benedito Bentes, somente nesta terça-feira.

Defesa Civil acompanha as previsões por meio do radar meteorológico
Defesa Civil acompanha as previsões por meio do radar meteorológico

Não foram registradas graves ocorrências, além do deslizamento no bairro do Bebedouro, mas o órgão alerta para que a população que reside nas áreas de risco continue atenta. As previsões são acompanhadas constantemente e, havendo alterações climáticas, serão emitidos novos alertas.

Para se cadastrar e receber as mensagens basta enviar o CEP da localização por SMS, para o número 40199, de forma gratuita. Nos casos de risco de desabamento e/ou deslizamento, as famílias devem acionar a Defesa Civil através do número 199 e 156 para receberem os atendimentos necessários.

Trabalho preventivo

Antes do início do período chuvoso, a Defesa Civil atua com um trabalho preventivo nas encostas de toda a cidade. São aplicadas lonas onde há mais probabilidade de deslizamento, para evitar a movimentação de terra.

As lonas são medidas não definitivas que ajudam a escoar a chuva nesses locais que possuem barreiras, enquanto as obras definitivas não acontecem. Os agentes da Defesa Civil fazem o trabalho com o auxílio dos agentes da Via Ambiental, que medem os locais e aplicam as lonas.

Desde janeiro já foram aplicados mais de 29.000 m² de lonas em 171 diferentes pontos. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil
Desde janeiro já foram aplicados mais de 29.000 m² de lonas em 171 diferentes pontos. - Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil

Fonte: Ascom Defesa Civil

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]