Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/05/2022 às 23h30

Geral

Rota da Merenda qualifica debate sobre o PNAE durante evento em Viçosa

Divulgação

O Programa Rota da Merenda Legal tem ampliado o debate entre os municípios sobre a temática da inclusão dos alimentos da agricultura familiar e  as compras da merenda escolar. O programa, que é proposto pela Unicafes Alagoas, realizou sua quinta edição nesta terça-feira,24, em Viçosa, reunindo mais de 150 participantes  representantes de 17 municípios da região da Zona da Mata e  do Vale do Paraíba.

O evento recebeu diretores escolares, gestores municipais, controladores municipais, procuradores e nutricionistas  - com objetivo de informar e qualificar o debate entorno do processo de compras e do cumprimento da legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê o destinamento mínimo de 30% do orçamento para  a aquisição dos itens da agricultura familiar.

De acordo com o secretário executivo da Unicafes Alagoas, Adalberon Sá  Júnior, o evento  já colhe alguns resultados concretos como, por exemplo, maior  número de abertura de processos de chamada pública entre as prefeituras. “Acima de tudo, o Rota da Merenda convida múltiplos atores para mostrar que é possível reforçar a merenda escolar e a economia local através da conscientização. Estamos notando um maior interesse e procura, inclusive no evento de hoje, com municípios participando com representantes de diversos os setores da gestão”, destacou Adalberon.

A programação do Rota da Merenda Região Zona da Mata contou com um fórum sobre a prática do PNAE na região, palestras sobre  nutrição e atualização da legislação do PNAE, além de cases de sucesso e um bate-papo sobre o processo de execução da chamada pública. A Quitanda Coop também foi uma atrações do Rota, contando com a exposição de produtos das cooperativas da Unicafes Alagoas. Nesta edição cerca de dezesseis cooperativas estiveram presentes. 

Município anfitrião do evento,  Viçosa marcou participação com a presença  do prefeito João Victor Calheiros. O gesto confirmou  que o município programa a abertura da chamada pública já para esta  quarta-feira,25.  “Oportunidade muito interessante para discutir o avanço das compra institucionais das compras da agricultura familiar. Trabalho importante para garantir alimentação cada vez mais saudável e de fomento a nossa economia”,  enfatizou João Victor.


Fonte: BCCOM Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]