Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
26 de junho de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Atrações de vários estilos musicais vão esquentar o sábado junino em Maceió
24/05/2022 às 23h30

Geral

Rota da Merenda qualifica debate sobre o PNAE durante evento em Viçosa

Divulgação

O Programa Rota da Merenda Legal tem ampliado o debate entre os municípios sobre a temática da inclusão dos alimentos da agricultura familiar e  as compras da merenda escolar. O programa, que é proposto pela Unicafes Alagoas, realizou sua quinta edição nesta terça-feira,24, em Viçosa, reunindo mais de 150 participantes  representantes de 17 municípios da região da Zona da Mata e  do Vale do Paraíba.

O evento recebeu diretores escolares, gestores municipais, controladores municipais, procuradores e nutricionistas  - com objetivo de informar e qualificar o debate entorno do processo de compras e do cumprimento da legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê o destinamento mínimo de 30% do orçamento para  a aquisição dos itens da agricultura familiar.

De acordo com o secretário executivo da Unicafes Alagoas, Adalberon Sá  Júnior, o evento  já colhe alguns resultados concretos como, por exemplo, maior  número de abertura de processos de chamada pública entre as prefeituras. “Acima de tudo, o Rota da Merenda convida múltiplos atores para mostrar que é possível reforçar a merenda escolar e a economia local através da conscientização. Estamos notando um maior interesse e procura, inclusive no evento de hoje, com municípios participando com representantes de diversos os setores da gestão”, destacou Adalberon.

A programação do Rota da Merenda Região Zona da Mata contou com um fórum sobre a prática do PNAE na região, palestras sobre  nutrição e atualização da legislação do PNAE, além de cases de sucesso e um bate-papo sobre o processo de execução da chamada pública. A Quitanda Coop também foi uma atrações do Rota, contando com a exposição de produtos das cooperativas da Unicafes Alagoas. Nesta edição cerca de dezesseis cooperativas estiveram presentes. 

Município anfitrião do evento,  Viçosa marcou participação com a presença  do prefeito João Victor Calheiros. O gesto confirmou  que o município programa a abertura da chamada pública já para esta  quarta-feira,25.  “Oportunidade muito interessante para discutir o avanço das compra institucionais das compras da agricultura familiar. Trabalho importante para garantir alimentação cada vez mais saudável e de fomento a nossa economia”,  enfatizou João Victor.


Fonte: BCCOM Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]