Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/05/2022 às 07h30

Geral

Mudanças bruscas de temperatura aumentam casos de doenças respiratórias

Tempo seco e baixa umidade do ar favorecem o surgimento de infecções, como gripes, resfriados, alergias, bronquites e sinusites

Otorrinolaringologista do Sistema Hapvida, Dr. Gleydson Lima - Divulgação

Falta menos de um mês para o início do inverno, mas vários estados brasileiros, como Alagoas, já registram mudanças bruscas de temperatura que são típicas desta época do ano.

O tempo seco e a baixa umidade do ar, somados a outros fatores como poluição e diminuição da qualidade da água, promovem o ressecamento das vias respiratórias e favorecem o surgimento de patologias, como bronquites, sinusites, alergias, gripes e resfriados.

O otorrinolaringologista do Sistema Hapvida, Dr. Gleydson Lima, explica como evitar doenças respiratórias e destaca a importância da adoção de hábitos saudáveis de vida para fortalecer o sistema imunológico e evitar consequências graves à saúde.

Atuando na prevenção

Tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e obstrução nasal são sintomas comuns que incomodam muitos pacientes que buscam atendimento nos consultórios médicos, especialmente crianças, pessoas com doenças crônicas e idosos, que naturalmente estão mais suscetíveis a infecções.

O especialista recomenda alguns cuidados simples, mas que podem fazer a diferença no dia a dia. Um deles é evitar locais fechados e com grande concentração de pessoas. "É importante manter os cômodos sempre ventilados e com as janelas abertas. Outra dica importante é lavar sempre as mãos e evitar levá-las aos olhos, boca e nariz", recomenda.

Dr. Gleydson também aconselha caprichar na hidratação e apostar no consumo frequente de água e sucos naturais, além de evitar ambientes com ar-condicionado e realizar a lavagem nasal com soluções fisiológicas.

A importância do tratamento individualizado

Como cada doença respiratória possui um agente causador, o diagnóstico e tratamento podem variar de acordo com o caso de cada paciente.

"Existem algumas doenças que provocam sintomas menos graves, e, por isso, não debilitam, como o resfriado comum. Já a gripe e a pneumonia, por exemplo, podem matar e exigem cuidados redobrados e muito repouso. Por isso, é importante acompanhar de perto o paciente e procurar atendimento médico para um cuidado mais individualizado", finaliza o médico.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]