Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/05/2022 às 17h26

Geral

Chuvas afetam mananciais e dificultam abastecimento na Região Metropolitana de Maceió

Mananciais receberam muita carga de sedimentos, o que prejudicou a qualidade da água bruta

Algumas cidades da Região Metropolitana de Maceió (RMM) estão com deficiência no abastecimento de água tratada, em virtude das chuvas dos últimos dias e principalmente desta quarta-feira (25). É que as precipitações levaram muitos sedimentos para os mananciais, deixando a água bruta com alterações que dificultam o tratamento.

Por essa razão, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou suspender temporariamente o funcionamento do sistema de abastecimento Osório, em Messias, do sistema de abastecimento de Pilar e de Santa Luzia do Norte.

Nesses locais, a água bruta está com a qualidade que inviabiliza o tratamento, por isso, e seguindo recomendações das portarias e legislação que regem o setor, os sistemas foram temporariamente paralisados. Mas a Casal segue monitorando os mananciais para que, tão logo seja possível, os sistemas sejam reativados. Assim, a água, depois de tratada, será repassada para a BRK Ambiental, responsável pela distribuição aos moradores.

Pela mesma razão das chuvas, a Estação de Tratamento de Água Cansanção, em Murici, opera com vazão reduzida nesta quarta-feira (25).

Já a captação da Mata do Rolo, em Rio Largo, foi paralisada temporariamente hoje para conserto de vazamento em uma adutora. A previsão é finalizar o serviço nas próximas horas e, em seguida, reativar o sistema. Feito isso, a água será repassada para a BRK.

No conjunto Jarbas Oiticica, também em Rio Largo, o sistema de abastecimento foi paralisado, mas devido à manutenção na rede elétrica pela Equatorial. A mesma situação ocorre na Barra de São Miguel, onde uma manutenção na rede elétrica causou uma parada temporária do sistema de abastecimento.


Fonte: Ascom Casal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]