Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/05/2022 às 17h27

Geral

Funcionária da Casal terá artigo científico publicado em revista internacional

Pesquisa busca confirmar a presença de macro incrustações em sistemas de captação e adução no Sertão alagoano

Funcionária da Casal terá trabalho publicado em revista internacional - Ascom Casal

A funcionária da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Ana Maria Edivia Silva dos Santos, responsável pela supervisão de qualidade do produto na Superintendência da Região Metropolitana de Maceió (Surem), terá seu artigo “Impactos e Medidas de Controle na Adução e Abastecimento de Água no Sertão Alagoano” publicado no dia 22 de outubro de 2022, na Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais.

O artigo, que teve como co-autor o professor doutor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Ronny Francisco Marques de Souza, busca confirmar a presença de macro incrustações causadas pela espécie Limnoperna Fortunei, conhecida popularmente por mexilhão-dourado,  em tubulações no Sertão de Alagoas, bem como levantar os impactos negativos em razão de sua invasão nos sistemas de captação e adução de água bruta da Casal, que foram  registradas no período de 2016 a 2019.

A pesquisa apontou  amostragens quantitativas de indivíduos e avaliou os resultados de densidade populacional das macro incrustações nas tubulações dos sistemas de abastecimento público de Barragem Leste (Delmiro Gouveia) e Xingó (Piranhas).

Além disso, também foi montada uma tabela de classificação das incrustações encontradas nos sistemas invadidos para auxiliar na elaboração de um cronograma de combate à espécie por métodos mecânicos, químicos e físicos, escolhidos conforme a acessibilidade de materiais, equipamentos e mão-de-obra disponíveis na Casal.

Sobre a autora

Ana Maria Edivia Silva dos Santos possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de ter o título de mestre em Tecnologias Ambientais pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no campus Marechal Deodoro. 

Atualmente, a colaboradora trabalha na Supervisão de Qualidade do Produto, com ênfase em Meio Ambiente e Qualidade da Água, pela Superintendência da Região Metropolitana de Maceió (Surem), da Casal. Ana Maria é responsável pelo monitoramento e controle de tratamento da água que é distribuída para a população.


Fonte: Ascom Casal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]