Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/05/2022 às 18h18

Geral

OAB pede que Judiciário torne facultativa presença em audiências devido a estado de calamidade

Ofícios foram encaminhados para Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal de Justiça de Alagoas

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) solicitou, nesta quinta-feira (26), por meio de ofícios, que o Poder Judiciário torne facultativa a presença das partes e da advocacia em audiências (presenciais e virtuais), em perícias e em procedimentos que exijam deslocamentos, nos dias 26 e 27 de maio, em virtude do estado de calamidade provocado pelas chuvas que caem no estado.

Além de tornar facultativa a presença, a OAB/AL pediu ainda a suspensão dos prazos processuais no mesmo período, permitindo a redesignação de atos sem penalidade e a remarcação para datas próximas, considerando a situação de excepcionalidade.  O pedido foi encaminhado para a Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

No documento, que é assinado conjuntamente pelo presidente Vagner Paes e pela vice-presidente da Ordem, Nathália Von Sohsten, a entidade argumenta que a situação é considerada crítica não apenas em Maceió como também no interior do estado. São apontados como exemplos os decretos de calamidade emitidos pelas prefeituras de Penedo e Arapiraca, em virtude dos estragos provocados pelas chuvas.

“A OAB Alagoas busca, com esse pedido, que o não comparecimento das partes, justificado pelos motivos citados, não implique em prejuízos de ordem material e/ou pessoal, ou seja, que não haja incidência dos efeitos da revelia ou aplicação de multa, nos termos do que prevê o nosso Código de Processo Civil”, explica o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes.

“Também é importante frisar que as fortes chuvas acarretaram instabilidades nos sistemas de internet e nos sistemas de peticionamento eletrônico, o que pode gerar prejuízos ao desempenho pleno da profissão e às partes representadas por nossos profissionais”, acrescenta Natália Von Sohsten, vice-presidente da OAB Alagoas.

Os ofícios foram encaminhados para André Luís Maia Tobias Granja, diretor da Justiça Federal da 5ª Região de Alagoas; José Marcelo Vieira de Araújo, presidente do TRT da 19ª Região; e para o desembargador Klever Rêgo Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.


Fonte: Ascom OAB/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]